Connect with us

Aconteceu

Futebol feminino derruba audiência da Globo em 43% e concorrentes crescem no horário

Published

on

A audiência da Globo na região metropolitana de São Paulo foi drasticamente afetada pela troca do Brasileirão masculino pelo feminino.

O jogo entre São Paulo e Palmeiras registrou uma média de 13 pontos e um share de 24,1%, enquanto o SBT obteve 7 pontos, a Record 5 pontos e a Band 2 pontos durante o mesmo período de transmissão – vale ressaltar que a abertura da transmissão não foi considerada no cálculo. Os dados são preliminares realizados pelo instituto Kantar Ibope, divulgados em uma matéria do blog Teleguiado, especializado em mídia.

Na semana anterior, com os times masculinos de São Paulo e Palmeiras, o futebol garantiu à Globo 23 pontos e 42% de share no intervalo das 16h às 18h.

A queda de 43% em comparação com os dois domingos anteriores indica que o público ainda não demonstrou um grande interesse pelo Brasileirão Feminino. Todos os concorrentes (SBT, Record e Band) tiveram um crescimento em relação à semana passada, enquanto o número de televisores ligados variou muito pouco.

Além disso, a transmissão da Liga das Nações nos canais esportivos ESPN e SporTV foi responsável por roubar uma parcela significativa de espectadores da Globo, fora da TV aberta.

A Kantar Ibope Media é a empresa encarregada de medir a audiência da televisão brasileira. Atualmente, a pesquisa abrange treze áreas metropolitanas, a cidade de Manaus e o Distrito Federal. Os dados são coletados por meio do Peoplemeter, um dispositivo desenvolvido na década de 1990 que se assemelha a um decodificador de TV a cabo.

Além da medição bruta de audiência em pontos, a Kantar Ibope Media também analisa o share (porcentagem de público alcançado), o alcance (número de telespectadores impactados em um determinado programa, dia, mês, ano ou temporada) e o perfil do público (gênero, renda, idade).

Essas estatísticas auxiliam as emissoras na comercialização de ações de merchandising, intervalos comerciais, entre outros.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados