Connect with us

Aconteceu

Amazônia tem alta de 286% no índice de focos de queimadas em fevereiro de 2024

Published

on

A floresta amazônica enfrenta um sério desafio, com um aumento de 286% nos focos de queimadas em fevereiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, revela o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Conforme mostrado pela reportagem do portal Metrópoles, os números são alarmantes: 2.838 focos de calor foram registrados, contrastando com os 734 do ano anterior.

Especialistas destacam que a Amazônia não entra em chamas por conta própria; a atividade humana é a principal causa. Romulo Batista, porta-voz do Greenpeace Brasil, ressalta que é raro que a floresta tropical úmida pegue fogo naturalmente. Ele enfatiza que as queimadas, especialmente em Roraima, são resultado da ação humana.

O aumento nas queimadas não é apenas preocupante, mas também histórico. Os números já ultrapassam os registros dos últimos sete anos para o mesmo período. Roraima lidera, com 1.981 focos de calor até o momento, concentrados principalmente em municípios como Mucajaí, Caracaraí e Boa Vista.

Ane Alencar, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), explica que o manejo do fogo em Roraima é um dos principais motivos para o grande número de queimadas na região. Além disso, o fenômeno climático El Niño contribui para o aumento significativo das queimadas, criando condições de alta temperatura e seca na Amazônia.

A previsibilidade desses eventos permitiu tempo para a tomada de medidas preventivas, mas ainda há muito a ser feito. A falta de retorno do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama sobre as ações para conter as queimadas é preocupante.

A Amazônia é responsável por 71% dos focos de calor em fevereiro, seguida pelo Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa. Embora alguns biomas tenham visto uma redução nos números, a Mata Atlântica e o Pantanal registraram aumentos significativos.

O desafio de proteger a Amazônia e outros ecossistemas do Brasil requer ação imediata e coordenada. O futuro da maior floresta tropical do mundo está em jogo.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados