Connect with us

Animais

Cães fêmeas, pequenas e de focinho longo têm maior expectativa de vida; entenda melhor

Published

on

Lembra daquela animação clássica dos anos 90 que dizia que todos os cães merecem o céu? Parece que a ciência concorda, especialmente quando se trata dos cães pequenininhos e de focinho comprido! Uma pesquisa britânica revelou alguns segredos sobre quanto tempo nossos amigos peludos podem aproveitar nesse mundão.

A Dog Trust, uma instituição britânica que entende tudo sobre o bem-estar dos pets, liderou o estudo publicado no periódico científico Scientific Reports, e descobriu que tamanho, sexo e o formato do rosto são como as cartas do baralho da vida canina. Com dados de mais de meio milhão de cães (sim, muitos focinhos e patinhas!), eles desvendaram o mistério por trás dos anos de felicidade canina.

Então, o que descobriram? Bem, para começar, cadelinhas pequenas e com focinho comprido têm uma média de vida estendida, batendo os 13 anos. Já os focinhos achatados, infelizmente, podem diminuir essa contagem para 11,2 anos. O Bulldog Francês, por exemplo, dura uns 9,8 anos, enquanto o famoso Dachshund (o salsichinha) alcança incríveis 14 anos!

Mas, atenção: conforme repercutiu o jornal britânico The Guardian, o focinho achatado vem com um preço. Um aumento de 40% no risco de vida, para ser exato! Problemas de saúde associados a essa fofura incluem dificuldades respiratórias e questões de pele. A vida de cão não é fácil, né?

Ah, e quem diria que o Pastor-do-cáucaso teria azar nesse jogo? Esses grandalhões têm uma média de vida de 5,4 anos. Parece que o tamanho nem sempre é vantagem.

Cachorro Dachshund.

Surpreendentemente, os cães de raça pura levam a melhor nesse tabuleiro da vida, vivendo em média 12,7 anos, enquanto os mestiços (coitadinhos) ficam com 12 anos. Mas, calma lá, a pesquisa misturou todos os tipos de misturas, dos planejados aos mais misteriosos.

Lembre-se, essa foi uma viagem pelos cães do Reino Unido, então seus peludinhos podem ter truques diferentes na manga aqui no Brasil. Mas agora, você já sabe, a próxima vez que encontrar um salsichinha, dê uma festa extra por esses 14 anos de pura fofura!

E lembrando que se você tiver querendo saber qual a expectativa de vida para o seu amigo, o Science News montou um buscador comparando a expectativa de vida de várias raças. Voce pode conferir aqui neste link.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados