Connect with us

Ciência

Gene ligado ao ganho de força muscular em atividade física é descoberto por cientistas

Published

on

Na última segunda (25), um grupo de cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, fez uma descoberta que abre caminho para o desenvolvimento de tratamentos que possam imitar benefícios do exercício físico.

De acordo com informações do portal R7, um gene que é responsável pela força muscular que ganhamos na prática de atividades físicas, foi descoberto pelos cientistas.

No artigo publicado na revista científica Cell Metabolismo, animais sem o gene C18ORF25, são mostrados com desempenho ruim ao realizarem exercícios e acabam tendo uma musculatura mais fraca. Os que possuem o gene, por outro lado, embora não necessariamente maiores, se tornam mais resistentes e fortes.

Benjamin Parker, coordenador do estudo, ressaltou que a identificação do gene poderá afetar a forma como o envelhecimento saudável é gerenciado. Segundo ele, “promover a função muscular ideal é um dos melhores preditores da saúde geral.”

A equipe, que contou com a colaboração dos professores Erik Richter e Bente Kiens, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, avaliou ainda as semelhanças e diferenças moleculares de diversos tipos de exercício. Eles utilizaram biópsias de músculos humanos para verificar mudanças nas células.

Parker explica como as descobertas podem se refletir em benefícios no futuro. Para o especialista, a descoberta será um marco na ciência: “Sabemos que o exercício pode prevenir e tratar doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer. Agora, esperamos que, ao entender melhor como os diversos tipos de exercício provocam esses efeitos promotores da saúde no nível molecular, a comunidade científica possa trabalhar para disponibilizar novas e aprimoradas opções de tratamento”, diz.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados