Connect with us

Contando História

Em 2008, Jornal Nacional repercutiu evento na ABL defendendo liberdade de expressão

Published

on

O ano era 2008, e o ainda líder de audiência Jornal Nacional defendia algo, que hoje, tem sofrido ataques ferozes por parte de muitos governos ao redor do mundo: a liberdade de expressão.

Longe de apenas uma repercussão, a reportagem exibida no principal telejornal da Rede Globo tinha um tom de endosso. Afinal, o conteúdo expressava a importância de um valor fundamental. Na ocasião, o telejornal repercutia o seminário intitulado “Brasil, Brasis”. O evento era tido como um significado especial, uma vez que prestava homenagem a Austregésilo de Athaíde, que completaria, naquela quinta-feira (28), 110 anos de idade.

Durante 34 anos, Austregésilo foi presidente da Academia Brasileira de Letras e redigiu o artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos que garante a todos, a liberdade de expressão.

Os participantes do seminário estavam reunidos em defesa do pensamento livre.

Célio Borja, ex-ministro da Justiça, declarou: “A necessidade de lembrar ao povo brasileiro, e sobretudo às autoridades públicas que a liberdade de imprensa é sagrada. Ela é uma conquista do povo brasileiro”. Sérgio Bermudes, advogado, enfatizou: “Não pode haver o estado de direito, as instituições não podem funcionar sem liberdade de expressão”.

No encontro, intelectuais e juristas também debatem o direito do jornalista de proteger suas fontes de informação. A opinião unânime é expressa por Arnaldo Niskier, escritor, que afirma: “Essa história de abrir o sigilo da fonte é inacreditável, que haja quem esteja defendendo uma idéia que é essencialmente antidemocrática”. Cícero Sandroni, presidente da ABL, concluiu: “É um direito do homem a liberdade de expressão. Sem, liberdade de expressão não há democracia. O que existe é tirania”.

O registro histórico, em vídeo, foi resgatado e publicado na nova estação de conteúdo da Curiozone a @curiozone.fm siga agora mesmo para não perder esses e outros conteúdos.

A reportagem também foi publicada, em texto, na versão digital do telejornal Jornal da Globo.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados