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“Modificamos a fórmula de Baton, mas nas marcas ao leite não mexemos”, diz Garoto

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Na semana passada, o chocolates Garoto fez um anúncio sobre seu plano de investimento de R$ 430 milhões para as operações nos anos de 2023 e 2024. O objetivo principal será modernizar e ampliar a capacidade de produção, além de expandir as linhas de produção na fábrica localizada em Vila Velha (ES).

O investimento também abrangerá o lançamento de novas categorias de produtos, complementando o portfólio atual que já inclui marcas tradicionais como Baton, Serenata, Talento e Caribe.

“Mudamos a fórmula de Baton, mas nas marcas ao leite não mexemos”, diz Garoto.

Para explicar e celebrar esse avanço, Marcos Freitas, gerente de marketing de chocolates da Garoto, compartilhou, em entrevista ao portal UOL, sua perspectiva sobre o assunto.

Segundo o executivo, o mercado de chocolates está passando por uma transformação significativa, com um aumento na variedade de produtos, na diversificação de opções e no aumento do teor de cacau nos chocolates.

Chocolate da Garoto.

No entanto, mesmo com seus 94 anos de existência, o chocolate Garoto se empenha em se manter relevante. A Garoto é uma marca tradicional, com origem no Espírito Santo. Mas apesar da longa tradição, busca constantemente se modernizar.

Uma das vantagens é contar com um portfólio abrangente, o que permite fortalecer a conexão com os consumidores. No entanto, reconhecem a importância da inovação.

Visão aérea da fábrica da Garoto em Vila Velha, no Espírito Santo.

Os recentes investimentos na fábrica, em campanhas publicitárias e no desenvolvimento de novos produtos têm demonstrado isso. Freitas diz que acreditam que a inovação contínua é fundamental, desde que esteja alinhada aos desejos e às preferências dos consumidores.

Essa é a abordagem que adotam para garantir a saúde da marca Garoto nos próximos anos.

O chocolate Garoto possui marcas muito sólidas, como Baton, Serenata e Caribe. Por isso, a comunicação desses líderes de mercado acompanhou as tendências. Lidar com marcas tradicionais sem perder o contato com os consumidores mais jovens é um desafio constante.

Por dentro da Garoto.

O trabalho da equipe de marketing, como conta Freitas, determinou que as últimas comunicações da marca tenham um estilo único, característico do brasileiro, para manter essa proximidade essencial com os consumidores.

Ainda, as pesquisas revelam que o chocolate Garoto desperta uma sensação de nostalgia e carrega uma carga emocional muito significativa. As pessoas têm uma forte memória afetiva, lembrando, por exemplo, da casa da avó.

Caixa de bombons da Garoto.

Essa conexão é reforçada pelo fato de ter muitas histórias de clientes próximos à marca. É bom falar sobre o passado, evocar memórias, mas também devem estar um passo à frente, pensando em inovações para continuar sendo relevantes, inclusive para os jovens.

Ainda abordando o passado, Marcos Freitas traz à tona a marca Baton e seu slogan famosíssimo, que talvez não fizesse tanto sucesso nos tempos atuais (aquele comercial épico do “Compre Baton!” dos anos 90). É como enfrentar um desafio de videogame em um mundo cheio de marcas novinhas em folha. É uma missão e tanto, sempre em constante evolução!

Hoje em dia, o objetivo principal é conquistar a juventude e expandir a presença desse exército de consumidores. Essa meta influencia até a escolha dos canais de divulgação e os locais onde as campanhas são espalhadas. Os outdoors estão ganhando vida, pulando das ruas para nos alcançar, enquanto a mídia digital assume um papel heroico, salvando o dia com seus recursos mágicos.

Cena do filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)’ estrelado por Johnny Depp, quando o personagem Augustus Gloop cai no rio de chocolate.

Além disso, a empresa está plenamente consciente da necessidade de realizar algumas mudanças. Ao buscar compreender os desejos das pessoas, até mesmo a formulação do produto foi ajustada ao longo dessa trajetória.

Marcos Freitas também aborda a fórmula do Baton, que passou por alterações significativas. A quantidade de leite foi aumentada, enquanto o teor de açúcar foi reduzido e o teor de cacau foi aumentado. Essa mudança teve como objetivo oferecer um produto de maior qualidade, especialmente para mães que escolhem chocolates para seus filhos. Essa readequação abrangeu tanto o produto em si quanto a comunicação relacionada a ele.

Foi necessário compreender as necessidades e desejos do público-alvo a fim de desenvolver um briefing adequado e, posteriormente, traduzi-lo em comunicação eficaz. Um plano de mídia impressionante, com investimentos substanciais, não se mantém relevante se não estiver transmitindo uma mensagem significativa e construindo algo de valor. Essa abordagem tem sido um ponto-chave para a marca Garoto nos últimos anos.

O marketing desempenha um papel crucial nesse aspecto, analisando as demandas dos consumidores e, muitas vezes, criando novos produtos. No entanto, são considerados diversos fatores fundamentais para alcançar a inovação. Os feedbacks dos consumidores são extremamente valiosos, levando em consideração a capacidade de produção da fábrica.

O mercado de chocolates passou por mudanças significativas nos últimos anos. Compreender os hábitos dos consumidores e buscar constantemente oferecer produtos que agreguem valor é essencial. Para manter a marca relevante, é importante estabelecer uma conexão próxima com o público e compreender suas demandas.

Dentro da fábrica de chocolates Garoto.

Por último, Marcos Freitas aborda a questão de mexer em elementos tradicionais. Embora as pessoas desejem novidades, elas também têm um apreço pelo que já é familiar. A inovação sempre é uma adição ao portfólio existente, e raramente o chocolate Garoto descontinua um produto para introduzir uma inovação.

As marcas de chocolate ao leite, por exemplo, têm sido consistentemente bem-sucedidas em testes de preferência dos consumidores e recebem ótimas avaliações sem a necessidade de alterações. Freitas destaca que as fórmulas tradicionais não sofrem mudanças, a fim de preservar esse sentimento nostálgico. Dessa forma, é possível identificar melhorias na marca e atender às expectativas dos consumidores.

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