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Audiência da Netflix desaba no Brasil após anunciar política contra senha compartilhada

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Os estudiosos da física já sabem: a terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. Em termos mais populares: toda ação gera uma reação. E quem está experimentando essa lei agora é a Netflix. Isso porque a adoção da política de proibição de compartilhamento de senha resultou na diminuição do público da Netflix no Brasil.

Essa conclusão é tirada a partir de uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, que aponta que a plataforma de streaming registrou uma queda de 17% na audiência no país entre janeiro e junho deste ano.

Netflix, a provedora global de filmes e séries de televisão via streaming sediada em Los Gatos, Califórnia.

Os dados foram divulgados em uma reportagem do site especializado em mídia NaTelinha feita nesta terça-feira (11). Os números indicam que a empresa também perdeu participação no mercado, medida pelo termo “share”, que representa a porcentagem de participação de uma determinada mídia ou região. A queda de audiência no primeiro semestre resultou em uma redução de 0,8 ponto percentual, passando de 4,9% para 4,1%.

Segundo a reportagem do site que é braço de entretenimento do portal UOL, o levantamento realizado pela Kantar considerou todos os dispositivos nos quais o serviço é acessado: smart TVs, celulares, computadores e tablets. Essa pesquisa sobre a audiência em diferentes dispositivos começou a ser realizada pela empresa neste ano, portanto, não há dados anteriores para comparação.

Wilmot Reed Hastings, Jr., empresário e filantropo americano co-fundador e CEO da Netflix; Reed serve nos conselhos do Facebook e várias organizações sem fins lucrativos.

Conforme o estudo, a diminuição da audiência da Netflix no Brasil foi gradual ao longo dos meses. Em abril, por exemplo, a participação da empresa era de 4,3%. Já em maio, quando a política de proibição ao compartilhamento de senha entrou em vigor no país, a participação caiu para 4,2%.

A política contra o compartilhamento de senha chamou a atenção das autoridades brasileiras, e em maio o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) notificou a empresa. O objetivo do órgão era entender como seria feita a cobrança adicional aos assinantes que compartilhassem seus dados de acesso à plataforma com outros usuários.

Audiência da Netflix desaba no Brasil após anunciar política contra senha compartilhada.

Apesar da perda de audiência durante a implementação da política de cobrança extra para quem compartilha senha, a Netflix continua liderando com folga entre os serviços de streaming atuantes no Brasil. Segundo a pesquisa da Kantar Media Ibope, a Globoplay ficou em segundo lugar, com uma participação de 0,8%. A Amazon Prime, por sua vez, registrou uma participação de 0,6%, enquanto a HBO Max apareceu com 0,3%.

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