Connect with us

Ciência

Estudo italiano diz que pizza pode aliviar sintomas da artrite reumatoide; entenda o caso

Published

on

Se você é fã de pizza, prepare-se para uma notícia que vai deixar seu estômago e suas articulações felizes! Um estudo inovador publicado na revista acadêmica Nutrients, na última semana, trouxe à tona uma conexão surpreendente entre essa delícia gastronômica e a artrite reumatoide.

Artrite reumatoide: o incômodo ataque autoimune às nossas articulações, causando dor e rigidez. Uma batalha que não é fácil, mas a pesquisa está trazendo à tona aliados improváveis. Entra em cena… a pizza! Sim, aquela mesma que você ama devorar.

Cientistas italianos, direto do país das melhores pizzas do mundo, mergulharam nesse estudo com gosto (e queijo). A conclusão? Consumir pelo menos meia pizza fresquinha por semana pode diminuir a dor da artrite em até 80%. O estudo ganhou repercussão no jornal britânico The Sun, que conta que é quase como se as fatias estivessem enviando um exército de saborosas tropas anti-inflamatórias para combater a dor.

Estudo italiano diz que pizza pode aliviar sintomas da artrite reumatoide; entenda o caso.

Mas o que há naquela mistura irresistível de massa, molho e coberturas que pode fazer essa mágica? Bem, os especialistas apontam para a dupla dinâmica: queijo muçarela e azeite. Esses dois ingredientes estrelas têm propriedades anti-inflamatórias que podem se tornar seus melhores amigos na luta contra a artrite.

Os cientistas examinaram as dietas de 365 pessoas com artrite reumatoide e fizeram uma descoberta que você não vai acreditar: aqueles que curtiam mais de meia pizza por semana relataram uma queda considerável na dor. Parece que o segredo não está apenas na dose, mas na frequência.

E não pense que as pizzas feitas fora da Itália têm o mesmo efeito – é tudo sobre os ingredientes frescos e de qualidade que eles têm à disposição. Os participantes que aderiram a receitas certificadas tiveram melhores resultados, colhendo os benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios ao máximo.

A cereja (ou melhor, a azeitona) do bolo é que a abordagem da pizza se alinha com uma dieta mediterrânea. Pode esquecer a ideia de que todas as dietas envolvem restrições rigorosas. Vegetais, frutas, nozes, peixes – a lista vai ficando mais apetitosa a cada item.

Então, se você está lidando com as dores da artrite, considere adicionar uma pitada de sabor à sua rotina de tratamento. Claro, isso não significa mergulhar em uma caixa de pizza todos os dias, mas pode ser um lembrete de que, às vezes, o combate à dor pode ser mais delicioso do que você imagina.

Lembre-se, a ciência está sempre nos surpreendendo, seja com descobertas de laboratório ou fatias quentinhas de esperança. A próxima vez que você saborear uma pizza, lembre-se de que ela não é apenas comida – é uma aliada crocante contra a artrite!

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados