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Globo arrecada R$ 15 bilhões em 2023 e emissora volta a níveis pré-pandemia; veja números
Os cofres da Globo agora estão transbordando de felicidade. É que após enfrentar desafios durante a pandemia de Covid-19, o principal grupo de mídia do Brasil retoma sua arrecadação aos níveis pré-pandêmicos. De acordo com informações do jornal Valor Econômico, o faturamento total da empresa atingiu R$ 15,16 bilhões no último ano.
Em entrevista ao jornal, que também faz parte do Grupo Globo, seu presidente, Paulo Marinho, publicizou os números, e com o balanço completo da empresa prestes a ser divulgado, é esperado que os números reflitam um lucro operacional próximo aos patamares de 2014, quando a TV por assinatura estava em seu auge.
Esses resultados positivos são atribuídos, em grande parte, ao desempenho do Globoplay e às vendas comerciais de produtos, que impulsionaram a empresa em meio a um cenário de ausência de grandes eventos em 2023.
Vale destacar também que um empurrãozinho do governo Lula pode ter ajudado na recuperação da emissora. É que de acordo com informações da revista VEJA, a Globo reassumiu a posição de destaque como o grupo de televisão mais favorecido com verbas publicitárias do governo federal.
Conforme aponta a revista, desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para seu terceiro mandato, o Palácio do Planalto destinou um total de 66,1 milhões de reais em propagandas para a emissora, quatro vezes mais do que o valor direcionado à Record, que recebeu 16,4 milhões no mesmo período.
Além disso, uma reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que a Petrobras desembolsou R$ 4 milhões para veicular um comercial de dois minutos na Globo, durante o intervalo entre a escalada do Jornal Nacional e as notícias apresentadas por William Bonner e Renata Vasconcellos. O anúncio, celebrando os 70 anos da estatal petrolífera, destaca-se pelo seu tempo excepcionalmente longo, uma vez que a publicidade televisiva geralmente se limita a 30 segundos ou no máximo um minuto.
Esse formato especial, denominado “golden break duplo”, foi negociado diretamente entre a Petrobras e a Globo, permitindo que o comercial fosse exibido sem a companhia de outros anunciantes durante esse período. Conforme o site comercial da Globo, o espaço de um minuto nesse intervalo normalmente é vendido por cerca de R$ 1,9 milhão.
Atualmente, a Globo possui um caixa de R$ 14,2 bilhões, o que sustenta investimentos significativos em direitos de torneios, modernização de estúdios e conteúdo para o Globoplay. As perspectivas para 2024 são otimistas, com a empresa já alcançando uma arrecadação de R$ 3,110 bilhões nos primeiros três meses do ano, impulsionada pelos pacotes comerciais, especialmente nas transmissões do futebol brasileiro e do BBB 24.
A venda de transmissões para o futebol brasileiro e o BBB 24 são pilares fundamentais para esse resultado. A Globo negociou oito cotas de patrocínio para as transmissões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, cada uma no valor de R$ 260 milhões. Marcas como Natura, Dorflex, Amazon, Ambev, Betnacional, Itaú, Fiat e Vivo garantiram espaço, gerando uma receita de R$ 2,080 bilhões apenas no segmento futebolístico.
No caso do BBB 24, foram acordados 20 patrocinadores dois meses antes da estreia, sem espaço para novas marcas futuras. A categoria principal de patrocínio, a Cota Big, foi vendida por R$ 114, 407 milhões, proporcionando exposição de marca na TV aberta, TV paga e canais digitais.
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