Connect with us

Corpo Humano

Entenda a doença que ‘transforma seu intestino em uma cervejaria’ e te deixa bêbado

Published

on

Parece uma história saída de um filme de comédia universitária, mas acredite ou não, existe uma condição médica que pode transformar o seu intestino em uma verdadeira fábrica de cerveja. Conforme repercutido pela revista Superinteressante, a doença, conhecida como síndrome da fermentação natural, essa rara e peculiar condição ocorre quando fungos ou bactérias se reproduzem descontroladamente no intestino, fermentando os carboidratos consumidos pelo paciente.

Imagine só: as mesmas leveduras responsáveis por transformar açúcares em álcool durante a fabricação de cerveja e pão podem fazer o mesmo dentro do seu organismo. É como se o seu estômago se tornasse um bar clandestino, produzindo etanol em vez de ácido clorídrico.

Mas antes que você comece a imaginar festas selvagens no seu trato digestivo, é bom lembrar que a síndrome da fermentação natural não é nada agradável. Os sintomas vão muito além de uma simples ressaca. Os pacientes relatam confusão mental, náuseas e até visão dupla, além de outros desconfortos típicos de uma noite mal aproveitada.

Embora seja uma condição rara, os primeiros registros datam da década de 1950, no Japão. Desde então, foram documentados alguns casos, especialmente em pessoas com diabetes ou cirrose, que têm maior propensão a produzir álcool endogenamente, ou seja, dentro do próprio corpo.

O tratamento, felizmente, não envolve apenas uma mudança radical na dieta. Antibióticos e antifúngicos são usados para eliminar os microorganismos responsáveis pela fermentação, enquanto uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos corta o suprimento de alimentos para essas “fábricas de cerveja” intestinais.

E se você acha que pode usar essa condição como desculpa para uma noite fora de controle, é melhor pensar duas vezes. Embora seja um argumento divertido para alguns advogados, explicar para o juiz que seu cliente estava apenas sofrendo de síndrome da fermentação natural provavelmente não vai colar.

Então, enquanto o pensamento de ter uma cervejaria no seu estômago pode parecer engraçado à primeira vista, é bom lembrar que, quando se trata de saúde, é melhor manter a fermentação para os momentos de diversão controlada. Afinal, ter uma festa no intestino não é tão divertido quanto parece.

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados