Connect with us

Aconteceu

Entenda o curioso motivo pelo qual os holandeses não têm costume de pedir desculpas

Published

on

Você se considera orgulhoso demais para pedir desculpas a alguém? Geralmente, muitas pessoas sentem dificuldade com esse gesto simples, porém muito poderoso. Mas e se eu lhe dissesse que em algumas culturas, como na Holanda, pedir desculpas é uma prática reservada apenas para momentos genuínos de arrependimento? Neste país conhecido por suas bicicletas, queijos e moinhos de vento, a honestidade e a franqueza na comunicação são mais valorizadas do que meras formalidades sociais.

Se você reluta em pedir desculpas, saiba que você tem algo em comum com essa peculiaridade cultural que intriga muitos estrangeiros. Isso porque enquanto em muitos lugares do mundo, um simples “sorry” é usado como um verniz social, os holandeses o reservam para momentos genuínos de arrependimento.

Uma reportagem produzida pela BBC conversou com Saaskia Maarse, especialista em cultura holandesa, essa aversão à desculpa tem raízes profundas na forma direta de comunicação do país. Enquanto em outras culturas a comunicação é frequentemente indireta e envolta em cortesias, na Holanda, a transparência e a franqueza são valorizadas.

“Para entender os holandeses, é preciso considerar seus valores subjacentes”, explica Maarse. “Eles acreditam em dizer o que pensam e não hesitam em ser diretos.” Isso pode ser um choque cultural para estrangeiros como Verena, que compara o estilo holandês com a prolixidade de sua terra natal, a Indonésia.

Embora para alguns o estilo holandês possa parecer brusco, Maarse argumenta que é parte de uma cultura de consenso, forjada ao longo dos séculos pela luta contra as enchentes. “Os holandeses se acostumaram a discutir abertamente e a chegar a soluções em conjunto”, diz ela.

Essa franqueza pode gerar mal-entendidos, especialmente com os britânicos, conhecidos por seu estilo mais polido. “O desafio para os holandeses é entender o real sentido da conversa”, observa Maarse. Enquanto para os britânicos, a franqueza pode parecer rude, para os holandeses é uma forma de ser honesto e claro.

Maarse diz que um dos motivos da relutância em pedir desculpas vem da batalha constante contra a água: era preciso ser sincero para encontrar soluções às enchentes constantes.

Em meio a isso, uma frase em holandês se destaca: “Het spijtme”, que vai além do simples “desculpe”. Segundo Lynn, uma holandesa entrevistada, é uma expressão genuína de arrependimento, reservada para momentos verdadeiramente significativos.

Em um mundo onde as palavras são frequentemente usadas como cortesias vazias, os holandeses nos lembram da importância de ser genuíno e direto. Talvez, em vez de pedir desculpas por tudo, possamos aprender com eles a valorizar mais as palavras que realmente importam.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados