Tecnologia
YouTube anuncia fim de anúncios de sobreposição que aparecem na parte inferior de vídeos
O YouTube soltou um comunicado bombástico e inesperado para muitos usuários: a partir do dia 6 de abril, os irritantes “anúncios de sobreposição” serão expulsos para sempre dos vídeos na versão de desktop. Essas verdadeiras pragas malditas apareciam como banners ou GIFs na parte de baixo dos vídeos.
Apesar de já terem sido banidos nos dispositivos móveis, os anúncios insistiam em atormentar os usuários de computador, aproveitando-se da tela maior e do clique fácil do mouse. Embora fossem eficazes em obrigar a galera a olhar para eles, a verdade é que deixavam todo mundo de mau humor na hora de assistir um vídeo.
Segundo informações do jornal britânico The Sun, o Google informou que a retirada desse recurso terá um impacto baixo nos criadores. No entanto, para compensar a ausência da sobreposição, a plataforma planeja fortalecer e até mesmo aumentar o preço de outros formatos para atender à demanda.
Além disso, há planos de disponibilizar a venda de cursos diretamente no site de vídeos. Os criadores de conteúdo terão a opção de oferecer materiais educacionais, como arquivos PDF, imagens e outros recursos, seja como brindes gratuitos ou exclusivamente para aqueles que optarem por pagar pelo conteúdo.
Há alguns meses atrás, o serviço iniciou o teste de exibição de até 5 vídeos de propagandas chatas que não dá para pular. Isso gerou muitas reclamações por parte dos usuários, mas o YouTube, como sempre, tentou amenizar a situação, dizendo que os “bumper ads” só duram seis segundos, sem mencionar a quantidade de vídeos mais longos que iriam invadir sua paciência.
Recentemente, foi informado em uma reportagem do portal de tecnologia The Verge, que a plataforma decidiu afrouxar suas restrições sobre palavrões em vídeos após uma atualização lançada em novembro ter gerado reações negativas de diversos criadores. Além disso, a empresa se comprometeu a rever os vídeos que tiveram sua monetização afetada pela política. Em um vídeo divulgado no canal Creator Insider, a empresa confessou que as novas regras foram aplicadas de forma mais rigorosa do que o esperado, o que resultou em alguns problemas.
A atualização feita pelo YouTube significa que os criadores ainda terão a chance de ganhar uns trocados com seus vídeos, mesmo que usem palavrões leves no início. Porém, as restrições continuam tão confusas quanto tentar montar um quebra-cabeça no escuro e não voltarão completamente às regras antigas. É como se o YouTube estivesse tentando acender uma vela em um furacão, mas pelo menos é melhor do que nada, não é mesmo?
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