Connect with us

Aconteceu

Segundo Anatel, mais de 98% da população brasileira tem acesso à internet móvel

O levantamento é usado pela Telebrasil para continuar o fomento à mudança na legislação prevista pela Anatel, quanto à cobertura de telefonia para as áreas mais remotas do Brasil.

Published

on

Hoje quase o Brasil inteiro tem acesso à internet móvel, em algum aspecto. É o que diz um levantamento feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e divulgado pela Telebrasil. De acordo com o site Canaltech mostram que 98,2% da população de 206 milhões de brasileiros têm acesso a dados móveis, ao passo que “apenas” 3,8 milhões de pessoas – ou 1,4% – estão ausentes dessa oferta de serviços.

O levantamento é usado pela Telebrasil para continuar o fomento à mudança na legislação prevista pela Anatel, quanto à cobertura de telefonia para as áreas mais remotas do Brasil. A entidade menciona especificamente o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), implementado na lei em 2005 que Visa atender a locais com menos de 100 habitantes, implantar serviços de internet e telefonia em escolas e bibliotecas, redes de alta velocidade para teleconferências e , entre outras coisas, atendimento em telecom para áreas fronteiriças. O Fust é legislado pelo Ministério das Comunicações e suas metas são implantadas pela Anatel.

Segundo a página oficial do Senado, o fundo “é composto da cobrança mensal de 1% da receita operacional bruta das prestadoras de serviços de telecomunicações, depois de deduzidos os pagamentos de impostos. Recebe também recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações limitado a R $ 700 milhões por ano, e do preço atribuído pela Anatel pela concessão ou pelo uso de radiofreqüência.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados