Connect with us

Aconteceu

Donos deixam carros abertos para “facilitar” vida de assaltantes na Califórnia; entenda

Estratégia adotada na Califórnia visa evitar gastos com janelas quebradas por assaltantes em meio a alta de furtos.

Published

on

Foto: Reprodução/Google

Sempre que você vai deixar seu carro estacionado na rua, a melhor recomendação é fechar portas e janelas, certo? Para quem está morando em Bay Area, em Oakland e São Francisco (Califórnia, EUA), porém, essa medida de segurança soa como a pior escolha para os proprietários. Isso porque de acordo com informações da rede americana ABC, muitos agora, querendo evitar que ladrões quebrem os vidros e janelas, estão deixando seus carros abertos (e em algumas vezes até mesmo escancarados), incluindo o porta-malas. É que a criminalidade está se disseminando como nunca na região, e dessa forma, os propritários dos carros facilitam o trabalho dos ladrões, evitando arombamentos, ao provar que não há nada de valor para ser furtado. De quebra, ficam sem o prejuízo de fazer reparos no veículo.

“Imagine ter que limpar seu carro e deixá-lo aberto em público, só para que as pessoas não quebrem suas janelas. Oakland está triste, estamos com cara de bobo”, disse um morador.

Segundo conta a reportagem publicada na última quarta (15), a subchefe de polícia interino de Oakland, Drennon Lindsey, garantiu que a estratégia não a surpreende, uma vez que os ladrões especializados em arrombamento de veículos, de acordo com ela, estão ficando cada vez mais avançados.

“Mesmo que você pense em colocar o laptop no porta-malas… se estiver ligado, eles têm tecnologia para detectá-lo no carro”, disse ela. “Mesmo que esteja escondido”, completou.

Ex-vice-chefe da região, Garret Tom disse que, em quase 40 anos na força policial, nunca viu proprietários apelarem a tal medida para “protegerem” os seus veículos.

“Estamos numa época diferente. É inacreditável”, comentou ele à KGO-TV, emissora da rede ABC.

De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Polícia de São Francisco, foi registrado um aumento de 32% no número de carros arrombados no último ano. O número de roubo de veículos também cresceu significativamente, com um salto de 25% com relação a 2020.

A polícia diz que é uma tendência semelhante em Oakland, onde até agora neste ano, as autoridades relataram um aumento de cerca de 27% em arrombamentos e roubos de automóveis.

Como forma de tentar conter o avanço do problema, a prefeita de Oakland, Libby Schaaf, do partido democrata, sugeriu que os proprietários de propriedades privadas considerem fazer a compra de câmeras de segurança, ajudando assim na vigilância desses grupos organizados.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados