Connect with us

Ciência

Tempo necessário para que o silêncio se torne constrangedor é de quatro segundos

Published

on

Uma piada que você conta para alguém pode ser ou não constrangedora, mas, se for, então inevitavelmente ela terá alguns segundos de silêncio. E um estudo publicado em 2011, revelou o tempo exato para esse silêncio fique constrangedor.

De acordo com informações da rede americana NBC, o estudo foi realizado por um psicólogo holandês, que descobriu ainda que medos profundos e primitivos de aceitação e pertencimento social são pontos determinantes capazes de explicar esse constrangimento.

Segundo Namkje Koudenburg, do departamento de psicologia da Universidade de Groningen, você pode comparar a dinâmica de uma interação com a dança, onde os parceiros, de modo suave, seguem os passos um do outro, sabendo que no fim irá surgir uma dança fluida em sintonia.

Tempo necessário para que o silêncio se torne constrangedor é de quatro segundos.

O estudo, que também ganhou repercussão na revista TIME, foi feito da seguinte forma: 162 universitários se dividiram em dois grupos, e foi apresentado um videoclipe com duas versões feitas para cada grupo. No vídeo, três mulheres conversavam sobre relacionamentos, e os participantes do estudo deveriam se imaginar como uma das personagens do vídeo, chamada Linda.

No vídeo, as três garotas conversam normalmente até o momento em que, do nada, Linda falava que todos os professores que mantinham relações sexuais com alunos deveriam ser demitidos imediatamente. Constrangedor, não? Os personagens então, de modo sutil, levavam a conversa para um assunto não diretamente relacionado com a fala de Linda, sem retornar a esse tema até o vídeo acabar.

Entretanto, uma diferença básica foi estabelecida entre os vídeos. Enquanto em uma versão do vídeo, a conversa continuava sem nada interromper, em outra, as palavras de Linda eram seguidas por quatro segundos de silêncio. Ao responder como se sentiam na pele de Linda, os voluntários que assistiram a versão com o silêncio constrangedor relataram mais emoções negativas, como rejeição, baixa auto-estima e menos sentimento de integração, do que aquelas que viram o vídeo com a conversa sem nenhuma interrupção.

Contudo, os pesquisadores não recomendam preencher todo e qualquer silêncio em uma conversa. Ao invés disso, eles sugerem tentar identificar o que causou a interrupção – um desentendimento? Uma declaração polêmica? – e lembrar que as pessoas que presenciaram o momento estão se sentindo tão desconfortáveis quanto você. Afinal, situações embaraçosas acontecem com todo mundo.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados

entirePageLink.remove(); // Remove a zona clicável após o clique }); });