Connect with us

Ciência

Água-viva com 24 olhos e veneno que mata em poucos minutos é descoberta na China

Published

on

Uma nova espécie de água-viva altamente venenosa foi descoberta recentemente em um lago localizado na Reserva Mai Po, na China, por cientistas de Hong Kong. Com um tamanho inferior a uma polegada, o animal possui um corpo completamente transparente, três tentáculos com cerca de 10 cm cada e impressionantes 24 olhos.

Segundo informações do canal português SIC Notícias, o ropálio, um órgão sensorial presente na nova espécie de água-viva descoberta pela equipe da Universidade Batista de Hong Kong (HKBU), abriga quatro grupos de seis olhos cada um.

Água-viva com 24 olhos e veneno que mata em poucos minutos é descoberta na China.

A nova espécie de água-viva possui uma particularidade em seu tentáculo: uma ponta em formato de remo. Tal característica possibilita que o animal nade em velocidades superiores às da maioria das águas-vivas.

O nome dado à recém-descoberta espécie de água-viva é Tripedalia maipoensis, em homenagem à Reserva Mai Po, local onde foi inicialmente identificada. Essa é a quarta integrante da família Tripedaliidae, grupo que compreende alguns dos seres marinhos mais perigosos encontrados em águas tropicais.

Conforme relata o professor Qiu Jianwen, membro do Departamento de Biologia da HKBU, a fauna de águas-vivas nas águas chinesas é pouco explorada e compreendida, sendo que a recente descoberta da nova espécie de água-viva na região marca o primeiro achado do animal na área.

“As águas-vivas são um pequeno grupo de cnidários com apenas 49 espécies relatadas em todo o mundo. Elas são pouco conhecidas nas águas marinhas chinesas”, disse o pesquisador.

Estudos apontam que os tentáculos da água-viva em questão são responsáveis pela injeção de uma toxina altamente venenosa, capaz de provocar paralisia, falência cardíaca e, em casos extremos, levar à morte em questão de minutos.

A nova espécie de água-viva apresenta semelhanças com as encontradas em diferentes partes do mundo, tais como Jamaica, Flórida (EUA), Cingapura, Austrália e Índia.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados