Connect with us

Ciência

Homem de 65 anos é o primeiro a passar por transplante de pulmão feito 100% por robô

Published

on

Nesta segunda-feira (17), especialistas relataram um acontecimento histórico: um pulmão foi transplantado utilizando uma técnica pioneira que envolveu o uso de um robô e uma nova via de acesso. A técnica eliminou a necessidade de separar as costelas e abrir o tórax, o que representa uma grande evolução na área médica.

De acordo com informações do portal R7, cirurgiões do hospital Vall d’Hebron, localizado em Barcelona, utilizaram um robô com quatro braços conhecido como “Da Vinci” para realizar uma pequena incisão de oito centímetros na parte inferior do esterno do paciente, logo acima do diafragma.

Essa técnica permitiu a remoção do pulmão danificado e a inserção do novo órgão, sem a necessidade de cortar uma grande seção de pele, gordura e músculo.

Homem de 65 anos é o primeiro a passar por transplante de pulmão feito 100% por robô.

Os especialistas afirmam que o novo método é mais seguro e menos doloroso para o paciente do que o procedimento tradicional, que envolve uma incisão de 30 centímetros e um pós-operatório delicado. Isso ocorre porque a nova técnica permite que a ferida seja fechada com mais facilidade.

Xavier, um homem de 65 anos que sofria de fibrose pulmonar, foi submetido ao procedimento pioneiro que, até então, havia sido utilizado apenas no tratamento de câncer de pulmão.

Com esse transplante de pulmão bem-sucedido, a Espanha reforça sua posição como líder global em transplantes de órgãos, realizando, em média, 15 transplantes por dia, provenientes de sete doadores diários em 2022, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados