Connect with us

Aconteceu

Erupção vulcânica deixa região de Kamchatka completamente coberta com ‘neve negra’

Published

on

Uma erupção vulcânica de grandes proporções trasnformou o dia em noite no leste da Rússia, à medida que uma vasta nuvem de cinzas se espalhava por centenas de quilômetros ao redor da região afetada. De acordo com informações do canal de notícias português SIC Notícias, o fenômeno aconteceu nesta terça (11).

Registros em plataformas de mídia social exibem imagens que os seus produtores descrevem como uma visão apocalíptica, ocasionada pela erupção do vulcão Shiveluch, na região de Kamchatka. A erupção deixou para trás uma paisagem coberta de “neve negra”.

Conforme relatórios, a erupção vulcânica gerou uma emissão de cinzas que alcançou uma altitude de 19 quilômetros, resultando em um alerta máximo (vermelho) para o tráfego aéreo. Como consequência, uma área de 108 mil quilômetros quadrados foi envolvida pela escuridão diurna.

“O sol deveria estar brilhando, mas não está em lugar nenhum”, disse um morador. “A nuvem de cinzas se estende por 500 quilômetros a noroeste de Shiveluch e continua crescendo”, acrescentou Alexey Ozerov, diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Academia Russa de Ciências, de acordo com a agência East2West.

Segundo os moradores, a erupção vulcânica resultou na maior nuvem de cinzas que se tem registro nos últimos 60 anos na localidade de Klyuchi, que fica próxima ao local da ocorrência. Além disso, a região também foi impactada por um terremoto de magnitude 4,5 com epicentro nas águas da Baía de Avacha.

O Shiveluch é um dos vulcões mais expressivos e dinâmicos da região de Kamchatka, tendo sido responsável por pelo menos 60 erupções significativas ao longo dos últimos 10 mil anos. A erupção mais recente em escala mais elevada ocorreu em 2007.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados