Connect with us

Aconteceu

Globo prepara demissões no antigo Projac após onda de demissões no setor de jornalismo

Published

on

A Globo está se preparando para realizar uma nova onda de demissões nos próximos dias, após já ter feito cortes nos setores de Jornalismo, Tecnologia e Esporte. Desta vez, a área afetada pelos desligamentos será a artística e de dramaturgia. Isso significa a dispensa de profissionais que atuam diariamente nos Estúdios Globo, como é chamado hoje o antigo Projac.

As informações são do site Notícias da TV, braço de entretenimento do UOL, que diz em reportagem que a medida deverá ter impacto também nos atores e atrizes que possuem contrato fixo com a emissora.

A Globo, diz a reportagem, pretende reduzir seus custos por meio da dispensa de funcionários com remuneração mais elevada e também aqueles que possuem um longo histórico de trabalho na empresa, seguindo assim a política de demissões que vem sendo aplicada em outras áreas desde março.

Gravação nos Estúdios Globo, o antigo Projac, em 2008.

Além disso, a emissora não renovará os contratos que estão próximos do término, como é o caso da atriz Giovanna Antonelli, cujo contrato fixo será encerrado após o término da novela “Travessia”.

Os profissionais que mais sentirão os efeitos do corte serão aqueles que trabalham nos bastidores, como iluminadores e produtores.

A emissora já demitiu uma quantidade significativa de funcionários e pretende dispensar mais pessoas nos próximos dias, totalizando cerca de 500 profissionais até o final de maio. O número, segundo o Notícias da TV, representa 20% do total de colaboradores que trabalham na empresa hoje.

Vista aérea dos Estúdios Globo.

A emissora decidiu adotar uma estratégia de demissões em etapas, em que um setor estratégico é selecionado a cada dois dias para a realização dos cortes. Na semana passada, foram demitidas pelo menos 50 pessoas, incluindo Giovana Teles, Mauricio Noriega, Régis Rosing e Hortência Marcari.

Além disso, houve dispensas na produção de novelas na sexta-feira passada, em que os diretores de produção Flávio Nascimento e Simone Lamosa foram afastados de seus cargos.

Flávio Nascimento iniciou sua carreira na emissora em 1983, sendo responsável pela produção de novelas como Celebridade (2003) e Avenida Brasil (2012) e, nos últimos anos, trabalhou em produções de entretenimento, como o Domingão com Huck. Simone Lamosa, por sua vez, iniciou na emissora em 1984, na produção de novelas, e foi chefe de produção em tramas como Chocolate com Pimenta (2003), Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009) e A Dona do Pedaço (2019). Seu último trabalho na emissora foi no projeto “Falas: Histórias (Im)Possíveis”, que terá uma edição exibida na semana que vem.

A Rede Globo inaugurou seu complexo de estúdios e produção, o maior da América Latina, situado em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Anteriormente conhecido como Projac, a abreviação de “Projeto Jacarepaguá”, o complexo adotou o nome de Estúdios Globo em 2016.

Com a inauguração do Módulo de Gravação 4 em 2019, a área total dos Estúdios Globo se expandiu para 1,73 milhão de metros quadrados, abrangendo 13 estúdios de gravação, cidades cenográficas, fábrica de cenários, acervo e fábrica de figurinos, centro de pós-produção e outros departamentos relacionados à indústria do entretenimento. O complexo também oferece infraestrutura completa para atender funcionários e prestadores de serviços envolvidos na produção de telenovelas, séries, programas de comédia, variedades e reality shows.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados