Connect with us

Aconteceu

Sob governo Bolsonaro, Brasil fechou 2022 com inflação entre as menores do mundo

Aumento dos preços foi menor que em países de ponta, como Áustria, EUA, Alemanha e Reino Unido.

Published

on

Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostraram que durante o último ano de mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, a inflação do Brasil encerrou em patamares inferiores aos de nações reconhecidas por sua política de austeridade, como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Áustria.

As informações são do jornal Valor Econômico, que mostra que no ano de 2022 apenas uma minoria de 143 países registraram uma inflação superior à do Brasil. Essa posição é a mais favorável para a economia brasileira desde 1995, ano em que o Plano Real entrou em vigor e este foi o primeiro ano completo com a implementação da política monetária.

Em 2015, durante o governo de Dilma Rousseff, o Brasil enfrentou o seu pior momento em relação ao aumento no custo de vida, que chegou a atingir 10,6%. Nesse mesmo ano, somente 19 países em todo o mundo apresentaram aumentos de preços maiores do que os vivenciados pelos brasileiros, sendo que entre eles constavam nações instáveis como Moçambique, Etiópia e Haiti.

Enquanto a inflação brasileira fechou em 5,79% em 2022, outras economias que são consideradas como referência em boa gestão pelo mundo, como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Áustria, apresentaram aumentos significativos no custo de vida, sendo de 9,8%, 6,63%, 10,5% e 10,5%, respectivamente.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados