Astronomia

Estrela engole planeta no primeiro vislumbre de como a Terra provavelmente terminará

Cientistas realizaram uma observação revolucionária ao testemunhar uma estrela devorando por completo um planeta, um evento que pode antecipar o futuro fim da Terra. Acontecida há aproximadamente entre 10.000 e 15.000 anos na constelação de Áquila, essa ocorrência foi observada quando a estrela já contava com cerca de 10 bilhões de anos.

De acordo com informações da CNN, foi observada uma explosão luminosa seguida por um fluxo de poeira brilhante em energia infravermelha fria, à medida que uma estrela envelhecida devorava um gigante gasoso com tamanho aproximado ao de Júpiter ou até maior.

Esse evento completo de engolimento foi detalhadamente descrito em um estudo publicado na revista Nature, que destaca que embora sinais de festins galácticos desse tipo tenham sido identificados anteriormente, essa foi a primeira vez que pesquisadores conseguiram observar um evento completo desse tipo.

Inicialmente, a explosão luminosa foi descoberta em 2020 por Kishalay De do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ao revisar varreduras do céu do Observatório Palomar do Instituto de Tecnologia da Califórnia. A análise subsequente dos dados e observações revelou que o evento não foi resultado de uma estrela consumindo sua companheira, mas de uma estrela se alimentando de um planeta. Essa ingestão foi rápida e ocorreu de uma só vez, ao invés de ser feita lentamente através da “mastigação” do planeta.

Essa observação serve como uma prévia de como os últimos dias da Terra podem se desenrolar, visto que o Sol, eventualmente, se transformará em uma gigante vermelha e engolirá Mercúrio, Vênus e, em seguida, a Terra. Contudo, esse evento catastrófico não ocorrerá em menos de 5 bilhões de anos, muito depois que a humanidade se tornou história antiga no planeta. Depois que a Terra for consumida, ela será vaporizada e seus elementos serão fundidos em elementos mais pesados no núcleo do Sol.

Tanto a estrela envolvida no evento de engolir quanto o nosso Sol têm cerca de 10 bilhões de anos, colocando-os em um ponto intermediário de suas vidas úteis. Kishalay comentou sobre o destino inevitável da Terra, afirmando que tudo que vemos ao nosso redor e tudo que construímos desaparecerá em um piscar de olhos, um pensamento final verdadeiramente sombrio.