Connect with us

Aconteceu

Globo faz testes com robôs para substituir equipes e gera preocupação em funcionários

Published

on

Com uma onda de demissões ocorrendo, a TV Globo, sediada em São Paulo, adotou a prática de realizar testes com “câmeras robôs” em seus telejornais. Essa decisão tem gerado apreensão entre os funcionários da empresa. Recentemente, cerca de 20 profissionais especializados na área técnica foram dispensados pela emissora.

No momento, as alterações estão sendo implementadas exclusivamente nos programas matinais Bom Dia São Paulo, SP1 e SP2, que são gravados no conhecido “estúdio de vidro” com uma vista panorâmica da Marginal do Pinheiros e da ponte estaiada.

As informações são do site especializado Notícias da TV, que diz em reportagem que a previsão é que até o final de junho o departamento esteja completamente automatizado, operado por uma equipe reduzida a partir de uma sala de controle. A câmera robótica é controlada através de um joystick, semelhante ao utilizado em videogames.

“A inovação e o processo de evolução na sua forma de produzir conteúdo estão no DNA da Globo”, informou a empresa, em nota. “Com o objetivo de levar a melhor experiência para o público, a Globo realiza com frequência testes de novas tecnologias, sejam câmeras, refletores, sistemas de áudio e afins.”

Segundo a TV Globo, o sistema de câmeras robóticas em questão é o mesmo empregado Jornal Nacional. A emissora afirmou: “No programa Big Brother Brasil, por exemplo, utilizamos mais de 60 câmeras robóticas em pleno funcionamento, e isso não implica necessariamente em redução no número de operadores de câmera”.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados