Connect with us

Aconteceu

Lula critica prisão de Julian Assange no Reino Unido em fala após coroação de Charles

Published

on

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na cerimônia de coroação do rei Charles 3º, em Londres, no último sábado (06). Após o evento, o presidente expressou novamente sua discordância em relação à prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que se encontra atualmente detido em uma penitenciária de segurança máxima na cidade de Belmarsh, na Inglaterra.

“É uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra outro esteja preso, condenado a morrer em uma cadeia”, disse Lula em entrevista coletiva. “O cara [Assange] não denunciou nada vulgar. O cara denunciou que um Estado vigiava outros. E isso virou crime contra o jornalista?”

Em decorrência de seu papel como responsável por um dos maiores vazamentos de documentos secretos das Forças Armadas dos Estados Unidos, Julian Assange acabou sendo detido em 2019, após ter permanecido por sete anos resguardado na embaixada do Equador em Londres.

No mês de junho do ano passado, a ex-ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, consentiu com a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos. O jornalista é objeto de busca pelas autoridades americanas, devido a 18 acusações criminais, incluindo espionagem, que estão relacionadas ao vazamento de registros militares e telegramas diplomáticos confidenciais, através do Wikileaks. Conforme argumenta o governo americano, as atividades de Assange colocaram vidas em risco.

Lula afirmou que a mídia deveria se engajar de maneira mais ativa no caso de Julian Assange. Ele destacou que a imprensa não tem sido suficientemente proativa na defesa do jornalista e questionou essa postura. O ex-presidente defendeu a necessidade de um movimento mais amplo da imprensa internacional para proteger Assange.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados