Connect with us

Ciência

Mulher fica com a língua escura e peluda depois de tomar antibiótico; entenda o caso

Published

on

Uma mulher no Japão, com 60 anos de idade, foi recentemente admitida em um hospital devido a um peculiar quadro de língua pilosa negra (também conhecida como BHT, em inglês), conforme relatado pelos médicos japoneses.

De acordo com um estudo publicado no periódico científico BMJ Case Reports, a mulher em questão, portadora de hepatite B, exibia “uma difusa hiperpigmentação cinza em seu rosto, que não havia sido previamente detectada”: “No exame de sua cavidade oral, uma mancha preto-acastanhada com proeminentes papilas linguais filiformes semelhantes a pelos cobria o dorso da língua e que era dolorosa”, complementaram os médicos.

Após um diagnóstico de câncer retal com metástase no fígado, a paciente passou por um extenso tratamento quimioterápico ao longo de 14 meses. No decorrer dele, foram administrados os medicamentos panitumumabe, irinotecano e 5-fluorouracil para combater a doença.

Mulher fica com a língua escura e peluda depois de tomar antibiótico.

Adicionalmente, a paciente fazia uso diário do antibiótico minociclina como medida preventiva contra possíveis lesões de pele desencadeadas pelo panitumumabe.

Após identificarem a presença da língua pilosa negra, uma condição benigna e reversível, os médicos destacaram que esse fenômeno pode surgir como um efeito adverso associado a diversos medicamentos.

“Além disso, a associação entre BHT e antibióticos, como eritromicina, doxiciclina, linezolida, penicilina, minociclina e metronidazol, está bem documentada na literatura. Curiosamente, há relato de que o BHT foi causado pelo erlotinibe, que é um inibidor do fator de crescimento epidérmico semelhante ao panitumumabe e foi administrado ao paciente descrito neste caso”, observaram.

Os especialistas expressam incerteza quanto à origem da reação entre os dois medicamentos – panitumumabe e minociclina – mas mantêm uma hipótese mais substancial em relação a isso: “Suspeitamos que o agente causador do BHT era a minociclina devido à presença de pigmentação cinza difusa em seu rosto, que é característica do dano cutâneo induzido pela minociclina. A minociclina fica preta quando oxidada e pode causar descoloração da pele. A pigmentação da pele induzida pela minociclina é um efeito colateral dose-dependente bem documentado, com incidência que varia de 3% a 15%”, escreveram.

Após receber a recomendação de interromper o uso do antibiótico, a mulher observou uma notável melhora na pigmentação de seu rosto e língua após seis semanas.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados