Connect with us

Astronomia

Estudo de universidade dos EUA desvenda a verdadeira idade dos anéis de Saturno

Published

on

Um recente estudo realizado pelo Departamento de Física da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, revelou uma descoberta surpreendente sobre a idade dos anéis de Saturno. De acordo com os pesquisadores, os anéis têm apenas 400 milhões de anos, o que os torna muito mais jovens do que se pensava anteriormente.

Os resultados dessa pesquisa foram publicados recentemente na revista Science, e os cientistas chegaram a essa conclusão ao analisar dados coletados entre 2004 e 2007, utilizando o Cosmic Dust Analyzer (CDA), um instrumento capaz de analisar partículas de poeira cósmica. Esse analisador estava a bordo da espaçonave Cassini, da NASA.

A acumulação de poeira em torno de Saturno revelou informações valiosas sobre a verdadeira idade dos anéis. Grãos de poeira provenientes de outros corpos celestes são atraídos pelo campo gravitacional do planeta e acabam se acumulando nos anéis.

O CDA é capaz de detectar partículas extremamente pequenas, com apenas 1 milésimo de milímetro de largura, que são menores do que glóbulos vermelhos. Ao capturar uma partícula de poeira, o instrumento consegue determinar sua velocidade, tamanho, carga elétrica e direção.

Os anéis de Saturno são os mais brilhantes entre os quatro sistemas de anéis existentes. Eles circundam o planeta, que é o segundo maior do sistema solar.

Compostos principalmente por gelo, água e materiais rochosos, os anéis não são visíveis a olho nu. A primeira observação registrada dos anéis foi feita por Galileu Galilei em 1610, utilizando um telescópio.

Estudos indicam que os anéis são relativamente jovens e, embora sua origem ainda seja desconhecida, os cientistas acreditam que eles possam desaparecer em um futuro próximo.

Um vídeo compartilhado no Twitter mostra imagens capturadas pela sonda Cassini enquanto ela sobrevoava os anéis de Saturno.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados