Connect with us

Tecnologia

Google dá ultimato para acabar de vez com formato de trabalho em home office

Published

on

Trabalhar em casa é bom? Para algumas pessoas a resposta certamente é sim, outros podem defender que isso causa prejuízos do ponto de vista da produtividade. Líderes corporativos nos Estados Unidos estão intensificando seus esforços para que os funcionários retornem aos escritórios, deixando para trás o estilo de vida adotado durante a pandemia de covid-19, que já não é mais uma opção viável.

De acordo com informações do jornal Estadão, durante mais de um ano, o Google havia solicitado aos seus funcionários que comparecessem ao escritório três dias por semana.

Entretanto, em um memorando enviado aos colaboradores pela diretora de recursos humanos do Google, Fiona Cicconi, e obtido pelo jornal The Washington Post, foi informado na quarta-feira, dia 7, que os funcionários devem cumprir a exigência de três dias de trabalho presencial, pois a falta pode afetar suas avaliações de desempenho.

Na Farmers Insurance, uma seguradora dos EUA, muitos funcionários estão sendo solicitados a retornar aos escritórios três dias por semana a partir de setembro, apesar de terem sido informados no ano passado de que o trabalho remoto seria permanente.

Por outro lado, a gigante da tecnologia Salesforce anunciou que fará doações para instituições de caridade locais a cada dia em que os funcionários comparecerem ao escritório até o final deste mês.

Os trabalhadores têm resistido a abrir mão da flexibilidade conquistada durante a pandemia, argumentando que isso beneficiou sua saúde mental e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, muitos executivos acreditam que o escritório ainda é necessário para a inovação e colaboração.

Além disso, os governos locais estão ansiosos para ver os funcionários retornarem, pois isso ajudaria a revitalizar os centros urbanos em dificuldades e impulsionar a economia.

Google.

Grandes empresas, como Disney, Starbucks e AT&T, têm exigido que seus funcionários retornem aos escritórios nos últimos meses. No entanto, apesar desses esforços, a ocupação dos escritórios continua persistentemente abaixo de 50% dos níveis pré-pandemia nas principais áreas metropolitanas dos EUA.

O Google é conhecido há muito tempo por seus escritórios coloridos e benefícios exclusivos. Os executivos da empresa se orgulhavam de terem sido uma das primeiras grandes empresas dos EUA a enviar os funcionários para trabalhar em casa em março de 2020, quando a pandemia começou a se espalhar.

A empresa sugeriu seus serviços de videoconferência e nuvem para outras empresas como alternativas viáveis para o trabalho remoto, o lazer e a educação. No entanto, o Google também tem sido uma das principais empresas que pressionam pelo retorno ao escritório.

Em abril de 2022, a empresa começou a exigir que os funcionários comparecessem aos escritórios três dias por semana, mas muitos simplesmente ignoraram essa exigência. Vários escritórios do Google, incluindo seu novo prédio gigante em Mountain View, Califórnia, têm operado com uma capacidade muito abaixo do normal.

No memorando, Cicconi afirmou: “Ouvimos dos funcionários que aqueles que passam pelo menos três dias por semana no escritório se sentem mais conectados aos demais colegas e que esse efeito é ampliado quando a equipe trabalha no mesmo local. É claro que nem todos acreditam em ‘conversas mágicas no corredor’, mas não há dúvida de que trabalhar juntos na mesma sala faz uma diferença positiva.”

A nova mensagem da administração, indicando que a falta de comparecimento ao escritório pode impactar na avaliação de desempenho dos funcionários, foi vista como a tentativa mais agressiva até o momento de estimular o retorno dos colaboradores, de acordo com o jornal.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados