Connect with us

Aconteceu

Tempo estabelecido para oxigênio disponível em submarino desaparecido chega ao fim

Published

on

A previsão relativa à quantidade de oxigênio disponível no submarino que desapareceu no Oceano Atlântico durante a expedição aos restos do Titanic foi encerrada por volta das 7h desta quinta-feira (22). De acordo com informações do portal G1, a estimativa havia sido realizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

O submarino Titan, pertencente à empresa OceanGate, desapareceu no domingo (18) com cinco passageiros a bordo. Desde então, equipes de resgate do Canadá e dos Estados Unidos, com apoio de embarcações francesas, estão em busca da embarcação.

Essa previsão leva em consideração diversos cálculos, incluindo o horário de partida do submarino. No entanto, existem variáveis a serem consideradas, principalmente em relação ao consumo de oxigênio de cada passageiro.

Tempo estabelecido para oxigênio disponível em submarino desaparecido chega ao fim.

Após o desaparecimento no domingo, a estimativa inicial era de que a tripulação teria aproximadamente 96 horas de oxigênio restante. Na manhã de quarta-feira (21), durante uma entrevista à BBC, o contra-almirante John Mauger afirmou que as autoridades norte-americanas já estavam trabalhando com um prazo inferior a 20 horas.

Até o momento, os ruídos captados pelo sonar de uma aeronave canadense foram as principais indicações de que os tripulantes podem estar vivos. No entanto, na tarde de quarta-feira, a Guarda Costeira dos EUA afirmou durante uma coletiva de imprensa que ainda não sabia identificar a origem desses sons, que se assemelham a batidas, de acordo com os registros.

Nesta manhã, um navio de pesquisa francês que carregava um robô de mergulho diminuiu a velocidade enquanto realizava buscas na área onde o submarino perdeu o contato com a base. Especialistas afirmam que essa redução de velocidade pode indicar que o sonar, conectado ao navio por um cabo de fibra ótica, tenha encontrado algo no fundo do mar. No entanto, até a última atualização desta notícia, não havia confirmação sobre esse fato.

Oito navios, além de aeronaves e sondas, estão trabalhando na busca pelo submarino nesta quarta-feira. A operação está sendo realizada a 600 km da costa do Canadá.

Submarino para ver os destroços do Titanic desapareceu.

As buscas estão concentradas em uma região onde aeronaves capturaram ruídos subaquáticos que podem ser provenientes do submarino. No entanto, a Guarda Costeira dos EUA admite que não tem certeza se esses sons realmente são da embarcação.

Um dos desafios para o resgate é a profundidade em que o submarino pode estar. Segundo um relatório divulgado pela imprensa norte-americana, uma embarcação tripulada da Marinha dos EUA só poderia descer até cerca de 600 metros de profundidade.

Por outro lado, os restos do Titanic, que afundou em 1912, estão localizados a quase 3.900 metros de profundidade. Nesse caso, um veículo controlado remotamente poderia ser utilizado para auxiliar no resgate e trazer a embarcação à superfície.

Desaparecimento, perguntas e respostas

Confira, a seguir, um resumo com as principais perguntas e respostas sobre as buscas do submarino que desapareceu no Atlântico Norte.

  • 🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.
  • 🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.
  • 💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.
  • 🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.

Pessoas a bordo do submarino

Veja a lista de pessoas a bordo do veículo

🔎 Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo:

  • o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
  • o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
  • o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
  • e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

🎮 Como é submarino? Chamado Titan, ele:

  • tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
  • pesa mais de 10 toneladas e é e feito de fibra de carbono e titânio;
  • é guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
  • move-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
  • pode levar até cinco pessoas;
  • e não é autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície
  • do mar por 643 km até a região da descida.
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados