Animais

Cientistas descobrem espécie de tritão prestes a entrar na lista de animais em extinção

Imagine um animal que parece uma mistura intrigante de sapo e lagarto, com cores brilhantes que saltam aos olhos. Cientistas acabam de fazer uma descoberta sensacional no Vietnã, encontrando uma espécie única de tritão que já está na lista de animais ameaçados de extinção. Prepare-se para conhecer o Tylototriton ngoclinhensis, o mais novo protagonista das Terras Altas do Centro!

Com sua cor preta e manchas laranja fluorescentes, o tritão é descrito como “uma das espécies mais coloridas” de sua categoria pelo professor Trung My Phung, pesquisador responsável pelo estudo. A notícia dessa exótica descoberta espalhou-se rapidamente pelo mundo, após ser publicada na revista científica ZooKeys na segunda-feira (03).

O que torna essa descoberta ainda mais especial é o fato de que esses curiosos anfíbios foram encontrados entre 1.800 e 2.300 metros acima do nível do mar, marcando um recorde de altitude para tritões-crocodilo. Anteriormente, eles eram avistados somente entre 250 e 1.740 metros.

O local da descoberta, além de abrigar o Tylototriton ngoclinhensis, pode ser um verdadeiro tesouro para novas espécies de anfíbios vietnamitas. A região tem sido palco de várias descobertas nas últimas décadas, incluindo cerca de 15 novas espécies de tritões, mostrando o quão importante é preservar esse ambiente para o futuro.

Entretanto, nem tudo são flores. Infelizmente, a beleza e raridade desse tritão o tornam um alvo fácil para caçadores que os capturam ilegalmente para vendê-los como animais de estimação. Além disso, como todas as espécies de tritões-crocodilo, eles estão ameaçados pela perda de habitat.