Connect with us

Animais

Estudo revela qual é a melhor forma de um humano se comunicar com um cachorro; entenda

Published

on

Nossos queridos amigos peludos, os cães, sempre foram uma fonte infinita de fascínio e amor. Quem nunca se viu conversando com seu cão como se fosse um bebê? Bem, parece que a ciência agora está do nosso lado! Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, fizeram uma descoberta intrigante sobre como os cães preferem que falemos com eles.

O estudo, que envolveu 19 cães de diferentes raças, revelou que nossos companheiros de quatro patas têm uma queda por palavras, especialmente quando são pronunciadas por mulheres e com uma certa entonação “infantilizada”. Em outras palavras, falar com seu cão como se ele fosse um bebê pode ser a chave para conquistar seu coração.

Mas como os cientistas chegaram a essa conclusão? Eles usaram exames de cérebro, mais especificamente ressonância magnética funcional (fMRI), para estudar as respostas neurais dos cães à fala humana. Os cães foram treinados para permanecerem imóveis dentro da máquina de fMRI enquanto ouviam diferentes tipos de sons humanos: direcionados a cães, direcionados a bebês e tons neutros.

Os resultados foram fascinantes. O cérebro dos cães mostrou a maior atividade quando ouviam vozes exageradas com aquela entonação adorável que costumamos usar com os bebês. E adivinhe só, essa atividade cerebral foi ainda mais intensa quando as vozes eram femininas. Parece que nossos amigos peludos têm uma queda por vozes femininas e por essa fala fofinha.

Mas por que isso acontece? Os cientistas explicam que os cães são sensíveis à frequência fundamental média e à variação, o que eles chamam de “prosódia exagerada”. Essa sensibilidade pode ser a razão pela qual os cães parecem se conectar melhor com a linguagem humana em comparação com outros animais. No entanto, ainda há muitas perguntas a serem respondidas. Por que os cães preferem vozes femininas? Será o tom ou algo mais? E será que essa forma “infantilizada” de falar tem raízes evolutivas?

Em resumo, se você já foi pego conversando com seu cão de maneira fofa, saiba que a ciência está a seu favor. Na próxima vez que você falar com seu peludo, lembre-se de adicionar aquele tom adorável e exagerado, especialmente se você for uma mulher. Afinal, é cientificamente comprovado que os cães amam isso!

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados