Connect with us

Aconteceu

Mais de 8 mil pacientes esperam até 5 anos no SUS por cirurgia que Lula irá fazer

Published

on

Milhares de brasileiros aguardam no Sistema Único de Saúde (SUS) por uma cirurgia de artroplastia de quadril em diferentes estados do país. Essa mesma cirurgia é a que o presidente Lula (PT) precisará fazer nos próximos meses para tratar uma artrose.

De acordo com ortopedistas entrevistados pelo jornal Folha de São Paulo, o tempo médio de espera para o procedimento nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo é de cinco anos. No entanto, relatos de pacientes sugerem que, em alguns casos, o período pode ser ainda maior.

Os dados divulgados pela Folha provêm de um relatório do Ministério da Saúde, com informações fornecidas pelos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Luiz Inácio Lula da Silva.

Outros estados do país não incluíram a artroplastia de quadril na lista de cirurgias prioritárias contempladas pelo Programa Nacional de Redução de Filas, que recebe financiamento de R$ 200 milhões do Ministério da Saúde.

O total de pacientes na fila declarado pelos estados é de 8.348, aguardando por seis tipos diferentes de artroplastia de quadril. Essa cirurgia consiste na substituição da articulação danificada por uma prótese de metal recoberta por estruturas especiais de cerâmica ou polietileno.

O Rio Grande do Sul lidera a lista com 3.684 pacientes aguardando o procedimento, seguido por Goiás com 2.520 e Espírito Santo com 564.

Mesmo nos estados que relataram suas listas, o número de pessoas à espera da cirurgia é subestimado. Por exemplo, São Paulo aparece no plano com uma fila de 428 cirurgias prioritárias, mas apenas no Hospital das Clínicas, na capital paulista, cerca de 2.000 pessoas aguardam o procedimento.

Em São Paulo, 2.900 pacientes com artrose de quadril esperam por consulta com especialistas para avaliar a necessidade da cirurgia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Caso haja indicação, eles serão inseridos no sistema de regulação de vagas do governo paulista (Cross), que segue uma ordem de prioridade clínica e cronológica, considerando a complexidade do procedimento.

A situação é semelhante no Rio de Janeiro, que figura no plano federal com uma lista de 42 artroplastias de quadril, mas apenas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), ligado ao Ministério da Saúde e principal responsável pelo atendimento ortopédico cirúrgico no estado, mais de 3.000 pessoas estão aguardando na fila.

Tanto o Ministério da Saúde quanto o governo estadual de São Paulo afirmam que estão trabalhando para reduzir as filas e garantir um acesso mais rápido a cirurgias, exames e consultas no SUS. O Ministério da Saúde também menciona a meta de realizar 500 mil cirurgias dentro de um número estimado de 1 milhão.

De acordo com os ortopedistas, a fila de artroplastia de quadril no SUS já era grande e cresceu ainda mais após a pandemia, devido ao represamento de procedimentos não realizados no período. O envelhecimento populacional e o aumento de doenças sistêmicas, como diabetes e obesidade, também devem contribuir para o aumento da demanda por essas cirurgias nos próximos anos.

Mais de 8 mil pacientes esperam até 5 anos no SUS por cirurgia que Lula irá fazer.

Em meio à espera angustiante, pacientes como Mercedes Menezes de Souza, de 76 anos, aguardam pacientemente por sua vez na fila do SUS, mesmo com a dor incapacitante da artrose de quadril. A situação de Mercedes é compartilhada por muitos outros brasileiros que enfrentam uma difícil jornada em busca do tratamento adequado para sua condição.

A preocupação com a crescente demanda e o financiamento insuficiente para as artroplastias no SUS é evidente, pois os serviços de saúde enfrentam um desafio constante de tentar atender a todos os pacientes da melhor forma possível.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados