Connect with us

Games

Microsoft vence processo e avança na compra da Activision Blizzard por US$ 70 bilhões

Fabricante do Xbox comprou editora de ‘Call of Duty’, mas FTC processou para bloquear o acordo.

Published

on

Nesta terça-feira (11), a Microsoft obteve uma vitória no processo movido pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) e poderá finalizar a aquisição da Activision Blizzard por mais de US$ 70 bilhões.

As informações são do portal de tecnologia The Verge, que destaca que uma juíza em San Francisco decidiu a favor da fabricante do Xbox, negando o pedido de bloqueio preliminar feito pela FTC. No entanto, o órgão regulador ainda pode recorrer da decisão. Assim, a Microsoft poderá concluir a compra da desenvolvedora de jogos como “Call of Duty” e “Warcraft” dentro do prazo estabelecido, em 18 de julho.

Activision lança trailer oficial de ‘Crash Bandicoot 4: It’s About Time’.

O único obstáculo ainda restante para a empresa é um bloqueio no Reino Unido. Isso porque agora a Microsoft precisará chegar a um acordo com a Autoridade de Concorrência e Mercados britânica (CMA). Além disso, nos Estados Unidos, a Microsoft enfrenta um processo antitruste movido pela FTC.

A juíza Jacqueline Corley destacou em sua decisão que a aquisição é considerada a maior da história da tecnologia e, por isso, merece ser minuciosamente analisada.

Call of Duty: Black Ops Cold War; jogo da Activision, empresa cujo compra foi anunciada pela Microsoft.

Ela discordou da FTC em relação ao argumento de que a compra resultaria em um monopólio e que o PlayStation, console concorrente da Sony, perderia acesso à franquia “Call of Duty”.

A juíza ressaltou que a Microsoft se comprometeu por escrito, em público e em tribunal, a manter “Call of Duty” disponível no PlayStation pelos próximos 10 anos, em igualdade com o Xbox. Além disso, a empresa fechou acordos com a Nintendo para levar o jogo ao Switch e também fez parcerias para disponibilizar conteúdos da Activision em serviços de jogos em nuvem.

Microsoft anuncia que Xbox Series X já conta com centenas de jogos de mais de 140 estúdios.

Brad Smith, presidente da Microsoft, comemorou a conclusão do processo e expressou gratidão pela decisão rápida e minuciosa da corte em San Francisco. Ele afirmou que a empresa continua comprometida em lidar com as preocupações regulatórias e está focada em resolver o processo no Reino Unido.

A FTC está avaliando os próximos passos a serem tomados, enquanto o porta-voz, Douglas Farrar, declarou que o órgão está desapontado com a decisão, pois acredita que a fusão representa uma ameaça clara à concorrência nos jogos em nuvem, serviços de assinatura e consoles.

No Twitter, o executivo Phil Spencer comentou sobre o caso. Em linhas gerais, o chefe da divisão Xbox e CEO da divisão de jogos da Microsoft,

“Estamos gratos ao tribunal por decidir rapidamente a nosso favor. As evidências mostraram que o acordo com a Activision Blizzard é bom para a indústria e as alegações da FTC sobre troca de console, serviços de assinatura e jogos em nuvem não refletem a realidade do mercado de jogos“, escreveu Spencer.

O executivo afirmou ainda que está comprometido em ampliar o acesso aos jogos da Activision Blizzard, aos jogos originais do Xbox e ao Game Pass, e que assinou vários acordos para tornar esses jogos disponíveis em mais dispositivos, permitindo que mais pessoas possam jogá-los. Ele também disse que a Microsoft reconhece o interesse dos jogadores em relação a esse caso e está orgulhosa dos esforços feitos para aumentar o acesso e as opções dos jogadores ao longo desse processo.

Phil Spencer celebra vitória judicial sobre aquisição da Activision Blizzard.

A aquisição da Activision pela Microsoft tem sido um processo complexo nos últimos meses, com vários órgãos reguladores em todo o mundo examinando a transação.

No entanto, a negociação já recebeu aprovação de diferentes órgãos reguladores internacionais, como China, Coreia do Sul e União Europeia.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados