Connect with us

Aconteceu

Jovem usa IA para clonar voz de namorado e acaba descobrindo traição; entenda o caso

Published

on

Mia Dio, de 22 anos, é um influenciadora que está viralizando a partir de um vídeo publicado no TikTok com uma história que mistura tecnologia, traição e uma pitada de genialidade. Imagine clonar a voz do seu namorado usando Inteligência Artificial (IA) e usá-la para descobrir segredos? Parece coisa de filme, mas Mia fez exatamente isso, e o resultado foi uma reviravolta surpreendente.

Uma reportagem da CNN publicada nesta terça-feira (08), explica detalhadamente como foi todo o processo. Compartilhando cada passo do processo com seus seguidores, Mia usou uma IA para replicar a voz do seu namorado e, em seguida, ligou para o melhor amigo dele. A ideia? Descobrir se seu namorado estava sendo honesto sobre suas ações recentes. Acontece que o desfecho não foi o esperado. Enquanto o amigo falava com quem ele acreditava ser o próprio namorado, uma traição foi revelada, deixando Mia de queixo caído.

O vídeo explodiu na plataforma, alcançando mais de 2,7 milhões de visualizações em tempo recorde. Comentários chamaram Mia de “gênio triste”, reconhecendo a engenhosidade da tática, mesmo que triste pelo resultado.

@miadio I cloned my boyfriends voice using #AI to find out if he was cheating on me. #fyp #cheating #boyfriend #voicecloning ♬ original sound – Mia Dio

Mas, nem todas as histórias envolvendo IA e vozes clonadas têm um desfecho como esse. Dario Centurione, um influenciador que compartilha “hacks” e dicas do dia a dia, alertou sobre um novo tipo de golpe digital. Seu próprio pai caiu em um golpe onde sua voz foi manipulada pela IA para pedir dinheiro emprestado via mensagem.

Dario explicou como os golpistas fazem isso: eles fazem o upload de um vídeo de alguém, treinam a IA com a voz dessa pessoa e, em seguida, podem digitar qualquer texto que a IA irá pronunciar com uma voz incrivelmente similar à da vítima. O resultado é uma armadilha digital que pode enganar até mesmo os mais atentos.

Portanto, enquanto a IA nos oferece maravilhas tecnológicas, é importante lembrar que nem todas as aventuras envolvendo vozes clonadas têm finais felizes. Fica a dica: mantenha-se esperto, pois o mundo digital pode ser tão intrigante quanto traiçoeiro.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados