Connect with us

Aconteceu

Shoppings no Brasil têm 127 lojas fechadas ofuscando 82 inaugurações, indica análise

Published

on

O mês de agosto trouxe preocupações para o setor varejista no Brasil, com a equipe de analistas do Bank of America observando uma significativa evasão de lojas em shoppings em todo o país. Os dados recém-divulgados mostram o fechamento de 127 lojas durante o mês, contrastando fortemente com as 82 inaugurações registradas em julho.

De acordo com informações do portal UOL, essa tendência negativa é particularmente alarmante, pois a maioria das varejistas que lideraram os fechamentos está lutando para reorganizar suas contas em meio a altos níveis de endividamento.

No total, o terceiro trimestre encerrou com um saldo negativo de 45 lojas fechadas, um sinal das dificuldades enfrentadas pelas empresas varejistas no atual cenário econômico. Conforme relata uma reportagem do jornal Estadão, os dados apresentados pelo Bank of America são líquidos, ou seja, representam o saldo resultante das aberturas e fechamentos de lojas no período analisado. A pesquisa abrangeu 146 shoppings em todo o Brasil, que juntos abrigam aproximadamente 28 mil lojas.

Economia.

A empresa Polishop liderou o ranking de fechamento de lojas em agosto, com um total de nove unidades encerrando suas operações. A Polishop tem enfrentado desafios significativos após os impactos da pandemia, que reduziram as vendas e resultaram em atrasos no pagamento de aluguéis, desencadeando processos de despejo. No acumulado do ano até agosto, a Polishop já havia fechado 22 unidades em shoppings.

Em segundo lugar na lista de fechamentos estão as empresas Triton, Puket, Ponto e Imaginarium, cada uma encerrando cinco lojas. Isso reflete as dificuldades enfrentadas por varejistas nos setores de roupas e eletroeletrônicos. Notavelmente, a Puket e a Ponto não haviam fechado unidades ao longo do ano até agosto.

Shoppings no Brasil têm 127 lojas fechadas ofuscando 82 inaugurações, indica análise.

A Imaginarium e a Puket fazem parte da Uni.co, que pertence à Lojas Americanas, atualmente em processo de recuperação judicial. A venda de ativos, incluindo essas marcas, é uma estratégia da varejista para reequilibrar suas finanças. A empresa está sob investigação para identificar os responsáveis por uma fraude que inflou os resultados em cerca de R$ 25 bilhões.

Além disso, outras empresas também aparecem no topo da lista de fechamentos quando consideramos o período de janeiro a agosto deste ano. A Tok&Stok, a Ri Happy e a Marisa, por exemplo, registraram 11, 8 e 8 fechamentos de lojas, respectivamente. Todas essas empresas estão passando por processos de reestruturação e renegociação de passivos. A Marisa, em particular, já fechou mais de 80 lojas, enquanto a Ri Happy conseguiu recentemente renegociar suas dívidas.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados

entirePageLink.remove(); // Remove a zona clicável após o clique }); });