Connect with us

Aconteceu

Túmulo em Israel revela antiga cortesã que poderia ter viajado com Alexandre, o Grande

Published

on

Numa reviravolta surpreendente, uma sepultura à beira da estrada foi desenterrada em Israel, apontando para um capítulo fascinante na história. Essa descoberta não é uma sepultura antiga comum – pode ser o local de descanso final de uma cativante cortesã grega que viajou ao lado do exército de Alexandre, o Grande. A história é tão intrigante quanto parece.

Como mostra uma reportagem do site LiveScience, arqueólogos depararam-se com essa descoberta extraordinária ao longo da estrada para Jerusalém, longe de qualquer assentamento. O que torna essa descoberta especial é que a mulher, sepultada há 2.300 anos, foi acompanhada por um espelho de bronze ornamentado, oferecendo um vislumbre de sua profissão e da vida que levava.

O espelho de bronze recém-descoberto é decorado com um padrão simples de círculos concêntricos.

O local de sepultamento é nada menos que notável. De acordo com especialistas, essa pode ser a primeira instância documentada de uma acompanhante profissional, ou “hetaira,” viajando com homens do exército. Os pesquisadores sugerem corajosamente que o túmulo pertence a uma mulher grega que provavelmente acompanhou um membro de alto escalão do exército ou do governo helenístico.

A mulher em questão foi estimada ter entre 20 e 30 anos na época de seu falecimento. Os restos indicam que ela foi cremada antes de ser sepultada e descansava ao lado de um espelho de bronze “muito precioso” e quatro pregos de ferro. A importância desse espelho não pode ser exagerada. Ele está contido em uma caixa dobrável, um estilo anteriormente encontrado em sepultamentos greco-helenísticos, indicando sua herança grega.

O espelho, embora não seja tão ornamentado quanto muitos de seus pares, apresenta um padrão mais simples de círculos concêntricos na parte externa. Este é apenas o segundo de seu tipo já descoberto em Israel. Os arqueólogos acreditam que este espelho pode ter sido um presente de seu cliente poderoso, revelando a natureza extravagante de sua profissão.

Registros históricos indicam que cortesãs não se limitavam a fornecer serviços sexuais; muitas vezes, eram letradas e entreteram seus clientes com poesia, dança e atuações. Algumas até se juntavam a campanhas militares, como no caso de Thaïs, que viajou com Alexandre, o Grande.

De maneira intrigante, também foram encontrados pregos de ferro no túmulo, acreditando-se que possuíam “poderes mágicos.” Esses pregos eram frequentemente encontrados em sepulturas da Grécia e Roma antigas, bem como em sepultamentos judaicos daquela época. Tinham diversos propósitos, incluindo afastar o mau-olhado e impedir que o falecido ressuscitasse.

Túmulo em Israel revela antiga cortesã que poderia ter viajado com Alexandre, o Grande.

À medida que a análise mais detalhada do espelho de bronze se desenrola, pode revelar mais pistas sobre a origem da mulher e do homem influente que a acompanhava. Essa descoberta abre as portas para um mundo repleto de personalidades enigmáticas e histórias, provando que a história está cheia de surpresas esperando para serem descobertas.

Portanto, na próxima vez que você fizer uma viagem de estrada, lembre-se de que o caminho que você está seguindo pode levá-lo a um pedaço inesperado da história, esperando para ser revelado. Mantenham-se curiosos, aventureiros!

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados