Connect with us

Animais

Enigmático, lagarto monitor sem orelhas é um réptil semelhante a um dragão de Bornéu

Published

on

Você já ouviu falar de uma criatura que parece saída de um romance de fantasia? O lagarto monitor sem ouvidos, frequentemente comparado a um dragão mítico, habita os recantos secretos das florestas tropicais de Bornéu. Esse fascinante réptil, tão raro que foi apelidado de “Santo Graal” da herpetologia, pertence à única família Lanthanotidae, deixando os cientistas perplexos com sua existência singular no mundo moderno.

Com um comprimento máximo de 50 centímetros, essas criaturas semelhantes a dragões possuem corpos esguios, membros pequenos e caudas com a curiosa capacidade de agarrar objetos. O mais impressionante é a ausência de ouvidos externos, originando seu nome intrigante.

Enigmático, lagarto monitor sem orelhas é um réptil semelhante a um dragão de Bornéu.

Suas pálpebras inferiores semitranslúcidas permitem que vejam debaixo d’água, uma característica que se alinha com seu estilo de vida subterrâneo. Pouco se sabe sobre esses lagartos enigmáticos, mas os especialistas suspeitam que suas adaptações peculiares atendem à vida sob a superfície da terra, de acordo com um relatório da TRAFFIC, uma organização de preservação de espécies selvagens.

Essas criaturinhas secretas passam o dia cavocando debaixo de pedras e plantinhas perto dos riachos rochosos e saem de fininho de noite pra procurar comida, seja na terra firme ou na água. Eles têm umas escaminhas bem diferentes que sempre ficam sujas, então quando eles saem, fica difícil de enxergar – pura camuflagem! Pra não serem levados nas enchentes, eles usam os rabos de âncora, amarrando nas pedras e raízes pra não sair voando.

Curiosamente, seus rituais de acasalamento são aquáticos, estendendo-se por horas na água. Inicialmente acreditava-se que fossem um elo perdido entre serpentes e lagartos devido à sua aparência incomum, mas essa hipótese foi refutada, levantando mais questões sobre seu caminho evolutivo.

Lagarto monitor sem orelhas.

No entanto, sua existência enfrenta ameaças significativas. O desmatamento desenfreado e o comércio de animais de estimação colocaram essas notáveis criaturas à beira da extinção, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN de Espécies Ameaçadas. Isso coloca em perigo a existência desses seres cativantes e extraordinários que chamam Bornéu de lar.

O lagarto monitor sem ouvidos continua sendo um símbolo tanto de admiração quanto de preocupação, incorporando uma mística que clama por mais exploração e um apelo para proteger a extraordinária diversidade dos habitantes de nosso planeta.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados