Connect with us

Astronomia

Lixo deixado por humanos em Marte já soma pelo menos sete toneladas, indica mapa

Published

on

Parece que o helicóptero Ingenuity decidiu tirar férias inesperadas em Marte, após uma pequena avaria na sua “aerodinâmica” no final de janeiro. Essa pausa forçada encerrou uma missão de três anos, adicionando não apenas tristeza, mas também, segundo informações do jornal Daily Mail, cerca de 1,8 kg à coleção interplanetária de lixo deixado pelos terráqueos no Planeta Vermelho.

Desde a épica aterrissagem da sonda soviética Mars 2 em 1971, os humanos têm transformado Marte em uma espécie de depósito intergaláctico. Agora, com mais de sete toneladas de detritos, que vão desde paraquedas até a ponta da asa do Ingenuity, Marte está começando a parecer mais com um ferro-velho intergaláctico.

Apesar dessa situação, nossas incansáveis sondas – Curiosity, Perseverance (da Nasa), e Zhurong (da China) – continuam sua busca por pistas de vida marciana. Claro, não podemos esquecer as antigas “lendas” do lixo espacial, como o Mars 6 soviético, que teve um pouso problemático em 1973, ou a britânica Beagle 2, que falhou em dar sinal de vida após aterrissar no Natal de 2003. A Beagle 2 permaneceu desaparecida até 2015, quando o Mars Reconnaissance Orbiter tirou uma foto dela “relaxando” na terra vermelha.

E assim, enquanto alguns objetos se aposentam em Marte, outros continuam a sua missão de explorar os mistérios do Planeta Vermelho. Vamos torcer para que eles não esbarrem em nenhum “lixo espacial aposentado” durante essa jornada intergaláctica!

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados