Connect with us

Ciência

Pacientes no Reino Unido recebem terapia experimental com vacina de mRNA contra o câncer

Published

on

Um senhor de 81 anos, residente em Surrey, tornou-se o primeiro paciente no Reino Unido a receber uma nova “vacina” projetada para tratar cânceres de tumores sólidos, como o melanoma, um câncer de pele, informou nesta quinta-feira (08), uma reportagem do site LiveScience. As vacinas terapêuticas contra o câncer atuam como uma espécie de imunoterapia, ou seja, ajudam a treinar o sistema imunológico para combater as células cancerígenas.

A nova vacina, denominada mRNA-4359, está sendo testada em uma ampla colaboração internacional, com o objetivo de investigar sua segurança e eficácia.

Similar às vacinas da Pfizer-BioNTech e Moderna contra a Covid-19, o tratamento contém uma molécula genética chamada mRNA, que instrui as células a produzirem proteínas comumente encontradas em tumores sólidos cancerosos. Essas proteínas são então apresentadas ao sistema imunológico, que é estimulado a combater as células cancerígenas.

Ao contrário das vacinas personalizadas, a mRNA-4359 é considerada uma vacina “pronta para uso”, projetada para ser utilizada em pacientes com um tipo específico de câncer. Essa abordagem oferece a possibilidade de tratamento mais amplo e acessível para pacientes em todo o mundo.

Vacina.

O ensaio clínico está em estágios iniciais e os resultados serão monitorados de perto ao longo dos próximos anos. Embora seja um avanço promissor, ainda é necessário mais tempo e pesquisa para determinar totalmente a eficácia e segurança dessa nova abordagem no tratamento do câncer.

Este desenvolvimento representa um passo significativo na busca por terapias mais eficazes e menos tóxicas contra o câncer. Com o tempo, espera-se que avanços como esse ofereçam novas esperanças e oportunidades para pacientes enfrentando essa doença desafiadora.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados