Connect with us

Ciência

Pesquisadores desenvolvem robô com dedos sensíveis que pode ler em Braille como humanos

Published

on

Os avanços robóticos estão surpreendendo. Imagine robôs que não apenas pintam quadros ou dobram roupas, mas agora também possuem dedos mecânicos ultra sensíveis ao toque, capazes de ler Braille com incrível precisão.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram essa inovação ao combinar sensores táteis baseados em visão com inteligência artificial.

O segredo está no design do sensor: uma pequena câmera nas pontas dos dedos mecânicos, aliada a um algoritmo de aprendizado de máquina.

Esse conjunto permite aos robôs lerem textos em Braille com movimentos precisos e uma fluidez que desafia a leitura estática dos leitores robóticos atuais. O resultado? Uma velocidade impressionante de 315 palavras por minuto, com uma precisão de 87,5%, dobrando a capacidade humana.

Os cientistas destacam o desenvolvimento do algoritmo, que confere leveza aos movimentos das mãos mecânicas, mantendo a precisão na leitura. Além de revolucionar a leitura em Braille, essa tecnologia promissora aponta para aplicações futuras, como a criação de próteses e mãos robóticas de alta sensibilidade.

O plano é aprimorar o sensor para incorporá-lo em pele sintética, ampliando ainda mais suas possibilidades.

Parth Potdar, autor do estudo, compartilha a visão de que a velocidade de leitura em Braille é uma métrica valiosa, não apenas para aprimorar a leitura para deficientes visuais, mas também para impulsionar o desenvolvimento dinâmico de sistemas de detecção tátil.

Essas descobertas prometem ir além do Braille, explorando aplicações como detecção de texturas de superfície e aprimoramento na manipulação robótica.

Detalhes fascinantes sobre essa inovação estão disponíveis na última edição da revista IEEE Robotics and Automation Letters. O futuro da interação entre humanos e robôs nunca pareceu tão emocionante.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados