Connect with us

Aconteceu

Após operação da PM, nível de aprovação do governador Tarcísio passa de 70% em Santos

Published

on

Uma recente pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas revelou um aumento significativo na taxa de aprovação do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na cidade de Santos. De pouco mais de 60% em dezembro de 2023, a aprovação agora ultrapassa os 70%, conforme dados coletados em março deste ano.

De acordo com as informações do portal Poder360, um dado surpreendente é que esse aumento ocorreu durante o período em que a Operação Verão avançou no município, uma ação que gerou controvérsias devido ao seu possível excesso de violência policial e que já resultou em 47 mortes. Apesar das críticas, o levantamento indicou que a operação não afetou a popularidade da gestão Tarcísio, e pode até mesmo estar contribuindo para o crescimento de sua aprovação em Santos.

Além de medir a aprovação do governador, o estudo também avaliou o impacto que o apoio de Tarcísio e do ex-presidente Jair Bolsonaro teria nas eleições municipais deste ano. Os resultados mostram que 25,1% dos entrevistados afirmaram que “com certeza” votariam em um candidato apoiado por Tarcísio, enquanto 25,8% indicaram que optariam pelo nome apoiado por Bolsonaro.

Outro ponto interessante é que 40,5% da população de Santos afirmou que “poderia votar” em um candidato apoiado por Tarcísio para a prefeitura, enquanto um nome apoiado por Bolsonaro teria a adesão de 25,4%. Isso significa que o apoio do governador poderia influenciar 65,6% dos eleitores locais, e o de Bolsonaro 51,2%.

No cenário eleitoral municipal, a deputada federal Rosana Valle (PL) lidera com 36,1% dos votos, seguida pelo atual prefeito Rogério Santos (Republicanos), com 27%.

A pesquisa, realizada entre 3 e 13 de março de 2024, entrevistou 800 pessoas presencialmente, com 16 anos ou mais, na cidade de Santos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-07755/2024, e teve um custo de R$ 40 mil, sendo pago com recursos do diretório do PL em Santos.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados