Connect with us

Aconteceu

Gabigol pega dois anos de suspensão por tentativa de fraude em antidoping; pena vai até 2025

Published

on

Gabigol foi suspenso por dois anos devido à fraude no exame antidoping. O julgamento, iniciado na semana passada, foi concluído nesta segunda-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), em uma sessão que durou pouco mais de duas horas. De acordo com o regulamento antidopagem, a pena começou a ser contada a partir de 8 de abril de 2023, data da coleta dos exames no CT do clube, mesmo que o jogador estivesse em atividade no último ano. Isso significa que ele está proibido de jogar até abril de 2025, com possibilidade de recurso.

O julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante. Gabigol foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A defesa contou com o depoimento do bioquímico LC Cameron, que afirmou não haver transgressão do ponto de vista do resultado da coleta.

O jogador foi representado pela equipe do advogado Bichara Neto, conhecido por defender Paolo Guerrero em caso semelhante em 2017. O Flamengo anunciou que irá auxiliar o atleta no recurso à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, um tribunal da Fifa. A denúncia foi feita no final de dezembro, e a defesa do jogador apresentou imagens da câmera de segurança do Ninho do Urubu para corroborar sua versão.

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping, mesmo tendo feito o exame e testado negativo. Segundo os relatos, ele não seguiu as instruções corretamente e agiu com desrespeito durante o processo. O jogador recebeu a notificação sobre a tentativa de fraude em maio do ano passado e desde então tem lutado contra a decisão.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados