Connect with us

Aconteceu

Morre aos 100 anos, Shigeichi Negishi, o engenheiro inventor da máquina de karaokê

Published

on

No mundo do entretenimento musical, o karaokê é uma febre global, proporcionando horas de diversão para amadores e profissionais da música. Por trás dessa invenção icônica está o engenheiro japonês Shigeichi Negishi, cuja genialidade e visão moldaram uma das formas de entretenimento mais populares do mundo.

Negishi, que faleceu recentemente aos 100 anos de idade, deixou um legado duradouro que continua a ressoar nos corações e nas vozes de milhões de pessoas ao redor do mundo. O falecimento do engenheiro japonês foi noticiado pelo The Wall Street Journal nesta quinta-feira (14). De acordo com o jornal, o engenheiro, que sucumbiu a causas naturais após uma queda, partiu em 26 de janeiro, deixando para trás uma vida marcada por inovação e criatividade.

A história do karaokê é permeada por debates sobre sua verdadeira origem, com Negishi e o empresário japonês Daisuke Inoue frequentemente reivindicando o pioneirismo. Enquanto Inoue criou sua própria máquina de karaokê em 1971, instalando-as em boates, Negishi já havia desenvolvido sua versão quatro anos antes, produzindo em massa uma máquina operada por moedas chamada Sparko Box.

Shigeichi Negishi morreu aos 100 anos.

Os primeiros passos de Negishi em direção ao karaokê foram influenciados por uma série de eventos em sua vida. Após servir no exército japonês e enfrentar a dureza da prisão de guerra em Cingapura, Negishi aprendeu inglês e capitalizou essa habilidade vendendo câmeras após a guerra. No entanto, foi um episódio de zombaria por parte de amigos sobre suas habilidades vocais que desencadeou a criação da máquina que mudaria a face da indústria musical.

Em 1967, como dono de uma empresa de eletrônicos de consumo, Negishi solicitou ao engenheiro-chefe de sua empresa a criação de um protótipo que pudesse reproduzir faixas instrumentais, com amplificador de microfone e mesa de mixagem. O resultado foi um cubo de 30 centímetros de cada lado, adornado com um painel de luzes coloridas que piscavam no ritmo da música.

O engenheiro Shigeichi Negishi.

O momento decisivo veio quando Negishi, ao testar sua invenção com a música “Mujō No Yume” dos anos 1930, percebeu que sua máquina funcionava perfeitamente. Levando-a para casa, sua família logo se encantou, especialmente seus filhos. Foi Negishi quem cunhou o termo “karaokê”, inspirado nos cantores japoneses que usavam faixas de apoio pré-gravadas, embora tenha sido alertado por um distribuidor de que a palavra se assemelhava à “kanoke”, que significa caixão em japonês.

Shigeichi Negishi, o engenheiro.

Apesar do sucesso inicial, o Sparko Box não conseguiu encontrar uma posição firme no mercado e Negishi optou por interromper sua produção. O produto, que utilizava fitas de apoio de oito faixas e livretos de letras impressos, não decolou comercialmente como esperado.

Embora Negishi nunca tenha patenteado sua invenção revolucionária, seu impacto na cultura popular é indiscutível. Sua máquina de karaokê pavimentou o caminho para uma indústria global multibilionária, unindo pessoas através da música e da diversão, e seu legado viverá para sempre nas canções entoadas por gerações futuras.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados

entirePageLink.remove(); // Remove a zona clicável após o clique }); });