Connect with us

Aconteceu

Choquei ocupa segundo lugar no ranking global de checagens do Notas da Comunidade

Published

on

Com 348 correções, segundo a plataforma Community Notes Leaderboard, a Choquei perde apenas para a conta Illuminati Bot, ficando em segundo no lugar no ranking de perfis mais corrigidos na rede social X, o antigo Twitter; o terceiro lugar, segundo o site não-oficial, é a conta Concerned Citizen. As contas no pódio possuem 1,7 milhão, 6,9 milhões e 275 mil seguidores respectivamente.

No cenário em constante evolução das redes sociais, a batalha contra a desinformação tornou-se uma preocupação primordial. Reconhecendo esse desafio, o Twitter lançou o Birdwatch, atualmente nomeado para ‘Notas da Comunidade’, um recurso inovador destinado a capacitar sua comunidade a combater falsidades e aprimorar a precisão das informações compartilhadas na plataforma.

Ranking global de checagens do ‘Notas’.

O recurso é um testemunho do poder da ação coletiva. Ele aproveita a sabedoria das multidões, permitindo que os usuários, conhecidos como contribuidores, adicionem contexto, verificações de fatos e notas informativas a postagens, imagens ou vídeos que possam ser enganosos. Essa abordagem colaborativa não apenas fomenta um senso de responsabilidade compartilhada, mas também cultiva um ambiente online mais informado e criterioso.

Vale lembrar que até mesmo Elon Musk já foi corrigido pela plataforma, o que denuncia sua total imparcialidade.

Central à ética do Birdwatch está seu compromisso com a diversidade e transparência. Os contribuidores, que são usuários comuns como você e eu, são incentivados a escrever e avaliar notas, garantindo que um amplo espectro de perspectivas seja representado. Ao contrário dos sistemas tradicionais de moderação de conteúdo, o Birdwatch não depende da maioria. Em vez disso, ele alavanca o acordo entre usuários de diferentes origens e afiliações políticas para determinar a validade e relevância das notas adicionadas.

A transparência está no cerne do Birdwatch. O Twitter adotou um modelo de código aberto, permitindo que os usuários entendam e moldem os mecanismos do programa. As contribuições são publicadas diariamente, e o algoritmo de classificação está aberto à inspeção por qualquer pessoa. Esse compromisso com a transparência não apenas inspira confiança no processo, mas também convida à participação ativa na melhoria e aperfeiçoamento contínuo do Birdwatch ao longo do tempo.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados