Se conecte com a gente

Tecnologia

O “Desafio dos 10 anos” é na verdade uma armadilha, segundo especialista

De acordo com empreendedora e especialista Kate O’Neill, esse pode ser mais um experimento… E a cobaia mais uma vez é você

Publicado

no

A brincadeira do momento na internet é postar uma comparação de uma foto atual com uma de dez anos atrás. Apesar de parecer algo inofensivo, há quem diga que o desafio#10yearschallenge não é tão inocente assim.

A especialista em tecnologia e empreendedora Kate O’Neill, por exemplo, acredita que a brincadeira é uma forma das empresas coletarem dados para treinar algoritmos de reconhecimento facial.

– Eu há dez anos: provavelmente teria entrado na brincadeira e postado minhas fotos no Facebook e Instagram. Eu hoje: penso em como todos essas dados podem ser usados para treinar algoritmos de reconhecimento facial a reconhecer o envelhecimento e sua progressão – escreveu O’Neill no Twitter.

Algumas pessoas criticaram a especialista, afirmando que tais fotos já estavam publicadas nas redes. Quem defende a tese argumenta que, ainda assim, o desafio ajudaria as empresas a terem uma base de dados mais rigorosa e organizada.

Em artigo à revista Wired, Kate explicou que estava apenas levantando uma possibilidade.

– Eu sei que esse cenário é muito plausível e um indicativo de uma tendência sobre a qual as pessoas deveriam estar cientes.

Ela ainda ressaltou que, mesmo o caso sendo verdadeiro, não é algo necessariamente ruim.

– Ainda assim, a conclusão mais importante aqui é que precisamos abordar nossas interações com a tecnologia com atenção aos dados que geramos e como eles podem ser usados em escala.

A partir de uma visão positiva, podemos considerar que a tecnologia de reconhecimento facial e progressão de idade ajudaria a encontrar crianças desaparecidas, por exemplo.

Já um possível resultado negativo seria que a capacidade de identificar o envelhecimento poderia ser usada por empresas do setor de saúde e seguros para vender serviços, aponta a profissional.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta