Connect with us

Curiosidades

O que é o “ciclone bomba” que está causando estragos no Sul do Brasil

O fenômeno já pode ser sentido com mais força e provoca estragos principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Published

on

É um fenômeno da natureza capaz de causar uma queda abrupta nas temperaturas, trazer chuvas torrenciais, ventos com mais de 100 km/h e até mesmo neves. Estamos falando do “ciclone-bomba”, um ciclone extratropical que nos próximos dias, vai mudar o clima nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O fenômeno já pode ser sentido com mais força e provoca estragos principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a previsão é de quedas drásticas nas temperaturas, podendo causar inclusive neve no Sul e geada no Sudeste.

Embora se saiba que os efeitos no Sudeste serão menores, já que o ciclone deverá tangenciar apenas o Estado de São Paulo em sua passagem pela região, a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é de que as temperaturas na capital paulista cheguem a 8º C entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira.

Catarinenses registraram o estrago que o fenômeno deixou em cidades como Florianópolis e Balneário Camboriu.

Heráclio Alves é o meteorologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), de acordo com ele, ciclones extratropicais são relativamente comuns e formados por áreas que são de baixa pressão atmosférica.

O que está passando pelo Brasil agora surgiu próximo ao Paraguai e deve cruzar diversas regiões continentais até que chegue ao oceano, onde ainda atuará por algum tempo e por fim, perderá força.

O metereologista diz que o ciclone causa ventos e chuva mais fortes, capazes de formarem a partir daí as frentes frias. Ele confirma que entre ontem e hoje, rajadas de vento de 50 a 100 km/h foram registradas no Rio Grande do Sul.

Heráclio diz ainda que amanhã o ciclone se deslocará para o oceano, quando passará a afetar mais a costa do Brasil.

As consequências, segundo ele, serão ondas maiores e uma agitação grande no mar. De acordo com o meteorologista, isso deve acontecer na faixa que vai do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.

A Marinha emitiu um comunicado alertando que a região Sul deverá ter mar agitado com ondas de até 7 metros nas próximas horas. Algumas regiões montanhosas de Santa Catarina ainda podem chegar a ter ventos de até 140 km/h e os vendavais que já estão sendo provocados pelo ciclone, podem inclusive arrancar telhas de imóveis e causar tempestades.

Segundo o especialista do Inmet, há cerca de um mês aconteceu outro ciclone como este. A diferença, é que o último foi muito mais fraco e tangenciou o Rio Grande do Sul, como fará desta vez em São Paulo.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados