Se conecte com a gente

Curiosidades

Quanto custa e o que precisa para fazer uma transmissão de jogo de futebol ao vivo?

Hoje, ao enfrentar o Boavista no Maracanã, o Flamengo terá a sua disposição 50 profissionais para transmitir o jogo em seu canal.

Publicado

no

Neste exato momento, a FlaTV está realizando a primeira transmissão de um jogo de futebol ao vivo com imagens, antes o canal oficial do clube carioca fazia transmissões exibindo imagens do pré e pós-jogo diretamente do Maracanã, mas sem imagens da partida enquanto a bola rolava.

Hoje, quando enfrenta o Boavista no estádio do Maracanã, 50 profissionais estarão envolvidos na exibição, que irá contar com nove câmeras para mostrar a partida e outras três de replay.

Na matéria de hoje, a Curiozone vai matar outra vez a sua curiosidade e mostrar quanto custa para fazer uma transmissão de jogo de futebol ao vivo.

De acordo com a cotação atual, as principais produtoras estão cobrando entre R$ 25 mil e R$ 50 mil para fazer uma produção como essa, com um custo de diária que inclui profissionais, equipamentos e estrutura de cabeamento, além da internet de alta velocidade para a transmissão ao vivo.

Jorge Jesus é entrevistado por Luana Trindade na FlaTV

As produtoras ainda precisam de uma unidade móvel de transmissão, que é onde as imagens da partida seguem o comando do diretor de TV que faz o corta para as câmeras, ao lado de um profissional operador de replay. Já os cinegrafistas ficam espalhados pelo campo nas laterais e cabines do estádio.

Uma transmissão de boa qualidade com o menor custo possível, depende do uso de pelo menos seis câmeras: duas com imagens gerais do jogo, outra com foco nos detalhes, uma que fica atrás de um dos gols e outras duas para o impedimento.

O comentarista Alexandre Tavares (à esquerda) e o narrador Emerson Santos em transmissão da FlaTV no YouTube

O Flamengo está exibindo a partida nas páginas oficiais do clube não somente na FlaTV no YouTube, mas também em sua página oficial do Facebook e no Twitter. O Flamengo é a única equipe do Campeonato Carioca sem contrato com a Rede Globo e pode transmitir seus jogos como mandante, depois que o presidente Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória mexendo nas regras de direitos do futebol no último dia 18 de junho.

Quando a FlaTV transmitia apenas no modelo de rádio web, a equipe contava com 14 pessoas, ou seja 36 profissionais a menos do que estarão envolvidos no jogo com imagens hoje.

“A equipe mescla profissionais da agência X-Tudo, responsável pelo conteúdo e coordenação geral da FlaTV. A transmissão é feita pela PlayRec Produções e contamos ainda com a Aquarela Filmes, que produz matérias gravadas que entram no pré-jogo, além de estar no estádio para gerar o programa com os bastidores do jogo que vai para as redes no dia seguinte de cada jogo”, explica o Flamengo.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta