Connect with us

Curiosidades

Francês cria relógio solar digital que projeta as horas na sombra

Novo relógio digital exibe horas na sombra com base na posição solar.

Published

on

Foto: Reprodução/Google

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que não saiba o que é um relógio solar. Você, por exemplo, sabe muito bem o que é um, não sabe? Eles foram criados na antiguidade, pois muito antes dos digitais existirem, a humanidade contava com os solares para manter a noção do tempo.

Os tradicionais de antigamente não eram tão fáceis de ler como os que existem hoje em dia. Hoje em dia, você nem precisa olhar os ponteiros, é só olhar aí na tela do seu smartphone ou mesmo no PC que a hora certa vai estar lá pra você conferir. Apesar de todo esse avanço, um francês chamado Etsy Mojoptix, da empresa Mojoptix, desenvolveu um relógio digital que exibe as horas baseado na posição do Sol.

Chamado de “Digital Sundial”, ele é feito a partir de impressão 3D e exibe as horas no formato que já estamos acostumados.

O projeto é simples: uma varinha de plástico é utilizada para calcular o ângulo do Sol à medida que o dia avança. O relógio foi projetado para trabalhar entre as 10h e 16h e atualiza as informações a cada 20 minutos.

Se você não estiver disposto a desembolsar quase US$ 80 para comprá-lo no site da Etsy, os arquivos de design estão disponíveis para qualquer um baixar e utilizar em sua impressora 3D, mas é necessário configurar a localização de acordo com o hemisfério preferido. No vídeo abaixo é possível ver como foi o processo de construção do relógio da Mojoptix.

Em 1972, a Hamilton introduziu o primeiro relógio digital do mundo, que foi tempos depois de Thomas Bromley, que criou seu primeiro relógio em 1961.

Agora, no século XXI, as duas tecnologias se fundiram nessa invenção muito legal. Criado pelo francês Etsy Mojoptix, este relógio utiliza luz solar para mostrar as horas em formato digital.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados