Connect with us

Aconteceu

Sem-teto muda de vida após ganhar casa impressa em 3D

Por trás de uma casa de alto padrão no Estado do Texas, nos EUA, tem uma aposta para mitigar o enorme deficit habitacional mundial.

Published

on

Foto: Reprodução/Google

Tim Shea é o nome do primeiro cidadão americano a ganhar uma casa totalmente impressa em 3D pela ICON, empresa de tecnologias de construção. Tim é um homem que tem uma vida com muitas complicações por conta do uso excessivo de drogas, e até então morava num trailer no Texas até que tudo em sua vida mudou. Agora, o homem se acomodou em uma casa de pouco mais de 35m² que ele pode com muito orgulho dizer que é um lar.

A nova casa do homem compõe as seis residências 3D instaladas no loteamento Community First! Village, que tem cerca de 200 mil m² e tem a missão de “tonar a habitação mais digna acessível a todos, em todos os lugares”. As ONGs New Story e a Austin’s Mobile Loaves & Fishes dão apoio ao projeto.

Casa feita com impressora 3D.

“Quando descobri que seria a primeira pessoa na América a se mudar para uma casa impressa em 3D, achei incrível. As mesmas pessoas de quem eu fugia, estou correndo em sua direção. Se você esteve em ambos os lados da cerca, você sabe que algumas pessoas só precisam de um pouco de encorajamento e apoio”, disse Tim. “Tudo o que faço é exatamente o oposto, e tenho muitas atividades para fazer todos os dias com os outros.”

O custo-benefício da 3D Vulcan II

De acordo com informações da BBC, graças ao potencial da impressora 3D Vulcan II, uma casa da ICON demora cerca de 48 horas para ser totalmente impressa. O material, que é coberto por uma espécie de concreto especial desenvolvido pela empresa, possibilita uma resistência incrível, além de uma redução de custos totais de até 30%, e o uso de meios sustentáveis de descarte, uma vez que a produção de resíduos é reduzida em até dois terços em comparação às construções convencionais.

Dentro do cômodo de uma casa construída com impressora 3D.

“Populações vulneráveis como os sem-teto nunca estão entre as primeiras a acessar algo de ponta, mas agora aqui em Austin, Texas, eles estão entre os primeiros da fila que viverão em algumas das casas mais únicas já construídas — e achamos que isso é uma coisa linda”, concluiu Alan Graham, fundador da Mobile Loaves & Fishes.

Como se imprime uma casa?

A gente sabe que você ficou curioso e quer saber agora como é feito o processo de impressão 3D de uma casa. Pode até parecer muito difícil, só que ele não é nada diferente do modelo que imprime objetos em pequenas escala: ele funciona camada por camada, mas com material mais resistente, com uma argamassa semelhante ao concreto tradicional.

Tanto a largura como a altura da casa são limitadas pelo tamanho de uma enorme estrutura metálica que funciona de forma autônoma quando as instruções de impressão são dadas.

A casa impressa em 3D está adaptada para receber encanamento e infraestrutura elétrica.

De acordo com Alex Le Roux, presidente-executivo da construtora Icon, é possível “imprimir até 3,35 metros com esta máquina”, explica.

Segundo Alex, a “impressão funciona em trilhos, como um trem. Você pode construir muitas casas, parede a parede, ou fazer apenas uma bastante longa.”

A máquina segue os planos criados em um software de desenho, como o Autocad. Isso significa que os proprietários podem criar suas próprias plantas ou escolher um modelo de casa a partir de um banco de projetos.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados