Connect with us

Aconteceu

Bandeira do Brasil Império é hasteada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Em nota, o órgão disse que a troca das bandeiras foi determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Published

on

Foi na manhã desta segunda-feira (06), que de modo temporário, a bandeira do Brasil Império foi hasteada na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em Campo Grande. A ação foi determinada pelo desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente do órgão.

De acordo com informações do portal G1, o TJMS emitiu nota afirmando que a bandeira histórica foi hasteada como uma homenagem ao ducentésimo aniversário de Independência do Brasil, que vai se comemorar em 7 de setembro de 2022.

Bandeira do Brasil Imperial.

A exibição, conforme nota do TJMS, faz alusão ao dia 7 de setembro de 1822, data da declaração de independência do Brasil, “como sinal de reconhecimento ao ideais libertários e de respeito à Constituição”, disseram.

Ainda conforme o comunicado do TJMS, a bandeira do Brasil Império traz significados relacionados com o período monárquico. “O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Dona Leopoldina”.

Segundo Mansour Karmouche, presidente da Ordem dos Advogados Brasileiros, em Mato Grosso do Sul, a ação do presidente do TJMS é “extravagante”, todavia não infringe a lei, já que em uma outra entrada, aos fundos do prédio que abriga o órgão, a atual bandeira do Brasil segue hasteada.

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados