Se conecte com a gente

Aconteceu

Disney perderá exclusividade dos direitos e Mickey Mouse passará a ser de domínio público

Publicado

no

Um ratinho do povo! O Mickey Mouse, personagem símbolo da Disney, vai cair nos braços do público a partir de 2024. É o que determina a legislação de propriedade intelectual americana: após 95 anos de sua concepção, trabalhos artísticos e personagens deixam de ser exclusivos.

Assim, a The Walt Disney Company perderá a exclusividade sobre o ratinho mais famoso dos Estados Unidos e não poderá impedir outras empresas e artistas de usarem o desenho.

Mickey e Minnie; Disney perderá exclusividade dos direitos e Mickey Mouse passará a ser de domínio público.

Criado em 1928, Mickey apareceu pela primeira vez curta-metragem “Steamboat Willie”, chamado de “O Vapor de Willie” no Brasil, em branco e preto. Uma curiosidade interessante que você provavelmente não sabe, é que ele foi primeiro desenho animado a sincronizar os sons da música e dos efeitos sonoros com os movimentos do personagem, que deram origem a cenas mais famosas do cinema e da televisão.

O especialista Daniel Mayeda, explicou, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, que a reprodução, no entanto, terá restrições. Se Mickey for usado em um produto de forma que o público relacione diretamente com a Disney ou que confunda o público, a empresa pode entrar com um processo alegando violação da marca comercial registrada, a Disney.

Primeira versão do Mickey Mouse.

Além disso, somente a primeira versão do personagem, de nariz pontudo e cauda longa, vai poder ser reproduzida. Isso porque a Disney ainda detém os direitos autorais de todas as transformações e versões, tanto físicas quanto psicológicas do Mickey, até elas completarem 95 anos.

Outra versão do Mickey Mouse.

No início do ano, o Ursinho Pooh, ou Ursinho Puff, criado em 1926, entrou em domínio público. Ele já foi usado em um comercial com Ryan Reynolds e recentemente foi anunciado o filme de terror “Winnie-The-Pooh: Blood and Honey”, com o personagem.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em Alta