Connect with us

Aconteceu

Clientes descobrem que Atacadão tem lojas no Marrocos, e história viraliza; entenda

Published

on

Usuários do Twitter foram pegos de surpresa nesta quarta (15) com uma informação que deixou muita gente impressionada. Um perfil compartilhou a imagem de um folheto do Atacadão em árabe, revelando aos clientes que a rede, pertencente ao grupo Carrefour, também atua no Marrocos. Essa notícia gerou uma onda de tuítes que repercutiram a história.

Após a divulgação da informação, os usuários do Twitter passaram a compartilhar ainda mais imagens dos encartes e unidades do mercado com letreiros em português e árabe, acompanhados de comentários surpresos com a descoberta. Entretanto, a presença da rede no Marrocos não é algo recente, visto que o Atacadão possui estabelecimentos no país há mais de 15 anos, com presença em cidades como Marraquexe, Casablanca, Agadir, Fez e Rabat. Atualmente, a rede conta com 11 lojas em território marroquino.

O Atacadão foi fundado em 1962, no estado do Paraná, pelo gaúcho Alcides Parizotto. Inicialmente, a empresa funcionava como uma representação comercial, focada na venda de produtos gaúchos em atacado, como queijos e sardinha salgada.

A partir da década de 1970, a rede iniciou um processo de expansão para outros estados brasileiros. Atualmente, a presença do Atacadão está presente em todos os 26 estados do país e também no Distrito Federal.

Em 2007, o grupo Carrefour adquiriu o Atacadão por € 825 milhões, o equivalente a R$ 2,2 bilhões na época. Com essa compra, o Carrefour passou a liderar a participação de mercado nacional, superando o Walmart e o Pão de Açúcar. Enquanto o Walmart encerrou suas operações no Brasil em 2020, o Atacadão se tornou um negócio internacional e foi expandido para outros países, como Argentina, Colômbia (fechou em 2012), Espanha, Romênia e Marrocos, conforme informações disponíveis no site oficial da rede.

A reportagem da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios entrou em contato com o grupo Carrefour para confirmar os países onde a rede Atacadão está presente atualmente, mas até o momento da publicação, não obteve retorno.

Em novembro do ano passado, o grupo Carrefour anunciou a intenção de expandir o formato Atacadão para a França, o que causou descontentamento entre a população local. O plano era inaugurar uma loja em Sevran, região metropolitana de Paris, no primeiro semestre de 2023.

Contudo, segundo informações do jornal Le Parisien, os moradores se opuseram à instalação do mercado, e o prefeito da região, Stéphane Blanchet, também se juntou aos manifestantes, alegando que a unidade ameaçaria o comércio local e o tráfego rodoviário na área. Em consequência, o Carrefour decidiu suspender a abertura da loja na região.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados